sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Ano Europeu da Criatividade e Inovação

O ano de 2009 foi designado pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu como o Ano Europeu da Criatividade e Inovação (AECI), uma decisão que visa contribuir para o reforço da capacidade de criação e inovação na Europa em geral e “apoiar os esforços dos Estados-Membros na promoção da criatividade, através da aprendizagem ao longo da vida, enquanto motor de inovação e factor essencial do desenvolvimento das competências pessoais, profissionais, empresariais e sociais e do bem-estar de todos os indivíduos da sociedade”. O AEICI foi lançado oficialmente a 7 de Janeiro, em Praga.

Para a concretização do AECI a nível nacional, foi decidida a nomeação de um Coordenador Nacional e de um grupo de trabalho operacional responsável por apoiar o Coordenador e a Rede na definição e implementação do programa. Esta equipa inclui o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC), a Agência Nacional para a Qualificação, a Direcção Geral das Artes (Ministério da Cultura), o Instituto Português da Juventude (IPJ) e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

A abertura oficial do
Ano Europeu da Criatividade e Inovação em Portugal decorrerá no dia 3 de Fevereiro, no Centro Cultural de Belém, sala Luís de Freitas Branco, em Lisboa, a partir das 11h. A entrada é gratuita.
Consulte o Programa Oficial.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Dia Aberto ITQB

O ano 2009 é o ano de Darwin. 200 anos depois do seu nascimento e passados 150 anos da publicação do célebre livro “A Origem das Espécies”, o Instituto de Biologia Química e Biológica dedica o seu 5º Dia Aberto à figura de Charles Darwin e à Teoria da Evolução.

Foi durante uma viagem de barco – a famosa viagem do Beagle – que o jovem Charles Darwin se inspirou para desenvolver as suas ideias e elaborar a Teoria da Evolução.

No ITQB, encaramos a própria ciência como uma viagem que nos inspira. A ciência é um caminho em que é preciso ver, experimentar, conversar, discutir, pensar, intuir, estudar, saber, duvidar, perguntar. Mas acima de tudo é preciso aventurar-se e ir.

Convidamo-lo a fazer uma pequena viagem pela investigação que fazemos: vamos ter exposições, conversas, experiências e visitas aos laboratórios.
Num dia dedicado à evolução, queremos que venha descobrir a ciência connosco.
Sábado, 31 de Janeiro, 10h00 às 17h00
Instituto de Biologia Química e Biológica
Av. da Republica (Estação Agronómica Nacional), Oeiras
Fonte: Site ITQB

sábado, 24 de janeiro de 2009

Túu! Túu teatro para Bébes

Foi no dia 24 de Janeiro que a Biblioteca Municipal de Algés recebeu o teatro para bebés "túu túu! "

A sala estava cheia de olhos arregalos, bochechas rosadas e um brilho muito especial de quem é pequeno.Com objctos e música, um pano que dança, borboletas, um flautista e uma música que voa os mais pequenos puderam sonhar e viajar por um mundo que bem conhecem.

Obrigada ao Agorateatro pelo seu brilhante trabalho!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

As vozes dos outros


Recomeçámos as actividades... Leitura e a Escrita foi mote para nos reunirmos e divertirmos...à volta das palavras...dos sentidos e...

Os " Casquinhas" ou "Os Saídos da Casca" são 14 estudantes do 2º e 3ºciclo, que o ano passado, aceitaram o desafio da Biblioteca Municipal de Oeiras e participaram em várias actividades de leitura em voz alta, escrita criativa e no atelier de expressão dramática, tendo feito a sua estreia no FESTIVAL ONDAS DE CONTOS.

No último Sábado, este grupo juntou-se na Biblioteca Municipal de Oeiras, para participar no Atelier "As Vozes dos Outros" dinamizado pela Cristina Paiva da ANDANTE Associação Cultural.


E com grande entusiasmo juntámos as canções portuguesas seleccionadas por cada um dos participantes, confirmando-se o prazer renovado em se reunirem à volta das palavras, dos poemas que os tocam e de desenvolvererem técnicas de leitura em Voz Alta.


Foi fantástico o resultado do trabalho conjunto a que tivemos o prazer de assistir com os pais que quase tão ansiosos como os filhos assistiram à apresentação.

No final o comentário era unânime: queremos mais!!!!!!!!!!!!!!!!


por Rita Dornellas e Carla Diniz

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

H(á) conversa com Luísa Fortes da Cunha


No passado Sábado, Luísa Fortes da Cunhas esteve na Biblioteca de Oeiras à conversa com crianças, jovens e suas famílias. Apesar dos livros da escritora serem para jovens com mais de 9 anos, eram alguns os que na assistência tinham entre 5 e 7 anos e curiosamente acabaram por ser os mais novos a colocar mais perguntas.E uma vez que Teodora – a heroína dos livros da escritora –, viaja muito por Portugal e pelo mundo para concretizar as difíceis missões que lhe são atribuídas no Encontro Anual de Fadas, também nós viajámos por alguns dos mais bonitos lugares de Portugal. Teodora nasceu nos Açores e dois dos livros da série têm o arquipélago como cenário, (sendo um deles uma décima ilha imaginária). Também demos um saltinho às Berlengas e à Serra da Estrela.A viagem continuou um pouco por todo o mundo, da Islândia, o país das neves eternas, à Irlanda, de Stonehenge à Ilha da Páscoa, da Grande Muralha da China a Macau.Foi uma tarde animada, em que se falou também do nascimento dos cavalos alados, do mago Merlin, de uma árvore que dá dinheiro, das tradições populares portuguesas e da influência que o Prof. Noronha Feio teve na vida da escritora, então sua aluna na Faculdade de Motricidade Humana.A próxima conversa será com a escritora Margarida Fonseca Santos, dia 10 de Março, pelas 14h30.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A alfabetização da Memória - 10 anos Tiago Pereira

22 a 25 de Janeiro na Fábrica do Braço de Prata – Sala Visconti
Tiago Pereira faz vídeo há 10 anos, trabalha essencialmente na alfabetização da memória, na necessidade de documentar, preocupado com a tradição oral, e com a ponte geracional faz recolhas vídeo por esse país todo, que depois reconstrói. Alguns dos seus vídeos ja receberam prémios nacionais e internacionais.

Esta programação visa celebrar os 10 anos da sua actividade, mostrando alguns dos seus filmes e não só, também a sua actividade como vj e vídeo músico e o trabalho de outras pessoas que com ele trabalham ou já trabalharam e que de alguma forma se englobam no seu universo.
Programação completa no site da Fábrica Braço de Prata.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Humor, mas pouco...


Em Janeiro o Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras iniciou a edição de 2009 com mais 2 sessões. O livro seleccionado para este mês foi "Breve história dos tractores em ucraniano" de Marina Lewycka.

Ninguém no Grupo achou que este fosse um livro (uma história) de humor. Não estranharam que lhe tivesse sido atribuído o Bollinger Everyman Wodehouse Prize em 2005, atendento às características do prémio, mas viram nesta livro uma história familiar mais séria e profunda.

Talvez devido à faixa etária dos participantes do Grupo, esta história foi encarada com seriedade, tristeza e muita compreensão. A conversa fluiu em torno das relações familiares (pais/filhos - irmãos/pais), das experiências de infância, da experiência da guerra, dos problemas da imigração e das relações amorosas após os 60 anos.

Dizer que de tractores este livro só tem o título é bastante redutor. Nestas páginas existem muitas referências a este veículo agrícola. A verdadeira história é a paixão explosiva do viúvo octogenário Nikolai pela trintona loura platinada Valentina, com seis em forma de pêssego e à beira do divórcio, pronta a deixar tudo para viajar para Inglaterra e casar de novo. O velho engenheiro ucraniano não tem dúvidas: "A Vénus de Boticelli a erguer-se das ondas. Cabelo dourado. Olhos encantadores. Seios divinais. Quando a vires vais compreender", descreve Nikolai para a filha Nadezhda, que de imediato organiza com a irmã que não suporta, Vera, uma conspiração para acabar com o casamento entre o "idiota" e a "oportunista".

Na opinião do Grupo "Breve História dos Tractores em Ucraniano", de Marina Lewycka, filha de pais ucranianos, é um livro leve, com histórias do quotidiano, mas absorventes e carregadas com referências sociais da actualidade.

De salientar que o (estranho) título deste livro fez com que em algumas livrarias fosse colocado junto a área de agricultura!!! Aqui sim, um momento de verdadeiro humor!

Em Fevereiro, voltamos a reunir para mais uma história em torno de um livro e da vida.
Imagem: Wikipedia

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

H(á) conversa com Luísa Fortes da Cunha


A autora de Teodora vem à Biblioteca Municipal de Oeiras para uma conversa contigo (se tens mais de 9 anos), os teus amigos e os teus pais. Se já és fã não faltes e, se ainda não a conheces, vem descobri-la e ao seu mundo fantástico.
Sábado, dia 17, a partir das 15h30 contamos contigo!
Inscrições 21 4406342

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

10 Luzes num Século Ilustrado - Ciclo de Conferências - "Kant e as Luzes", com José Barata Moura


10 Luzes num Século Ilustrado é um dos muitos e variados projectos previstos para as Comemorações dos 250 anos do Concelho de Oeiras. Iniciar-se-á na próxima sexta-feira, dia 16 de Janeiro, às 21H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, com Immanuel Kant, pelo olhar de José Barata Moura e Paula Moura Pinheiro.

Immanuel Kant (1724-1804) é considerado, de forma inequívoca, o grande pensador da modernidade e é autor das tão aclamadas e célebres três Críticas – a da razão pura, a da razão prática e da faculdade do juízo –, obras inevitáveis no pensamento filosófico dos últimos dois séculos e, certamente, incontornáveis no pensamento futuro. É, por isso e a justo título, um ilustre representante do Iluminismo, indiscutivelmente um dos seus pensadores mais influentes, enquadrando-se no chamado “espírito do tempo”. Um dos apanágios deste Século Iluminado (da apologia do optimismo e da razão) foi, justamente, o de apresentar o homem como senhor e conhecedor da natureza, preconizando a ciência da ordem natural como modelo de todas as coisas, mas foi também o de entender a razão como instrumento de crítica e a crítica como condição de mudança.

Para além disso, Kant era um grande leitor e exegeta do seu tempo, dedicando uma atenção redobrada a todos os acontecimentos que ocorriam no mundo de então. Uma faceta e postura que contraria, aliás, essa imagem de asceta intelectual, isolado e pouco comunicativo. Exemplo disso mesmo são as inúmeras reflexões realizadas em torno de acontecimentos revolucionários da história geográfica como é o caso do terramoto de Lisboa de 1 de Novembro de 1755 (acerca do qual escreveu três ensaios publicados nos primeiros meses de 1756), de acontecimentos revolucionários da história humana, como a Revolução Francesa (1789) ou a Revolução Americana (1776) ou, ainda, o que se passava nas mais remotas paragens do globo e que conhecia pela voraz leitura de relatos de viagens.

Seria, ainda, autor da apreciação positiva mais geral deste movimento do Século XVIII Europeu que procura responder à pergunta “Que é o Iluminismo” (“Was ist Aufklärung?”). É célebre a sua afirmação que se transformou na divisa deste período incontornável da história do pensamento humano:

Spare, aude! Atreve-te a pensar! Tem a coragem de te servires do teu próprio entendimento.

Immanuel Kant é, assim, uma das Luzes que abrirá este Ciclo pela voz de José Barata Moura e com a moderação de Paula Moura Pinheiro.

Esperamos por si!

Ana Isabel Santos e Ana Paula Jardim

30 ANOS AO LEME

Parabéns aos Xutos pelos 30 anos! As Bibliotecas Municipais de Oeiras também celebram, aqui. E fica uma letrinha para trautear no carro, em casa, no trabalho… (do álbum Cerco, 1985).
Homem do Leme

Letra: Tim
Música: Xutos e Pontapés


Sozinho na noite
Um barco ruma, para onde vai?
Uma luz no escuro
Brilha a direito, ofusca as demais
E mais que uma onda, mais que uma maré
Tentaram prendê-lo, impor-lhe uma fé
Mas vogando à vontade, rompendo a saudade
Vai quem já nada teme, vai o homem do leme
E uma vontade de rir
Nasce no fundo do ser
E uma vontade de ir
Correr o mundo e partir
A vida é sempre a perder
No fundo do mar
Jazem os outros, os que lá ficaram
Em dias cinzentos,
Descanso eterno lá encontraram
E mais que uma onda, mais que uma maré
Tentaram prendê-lo, impor-lhe uma fé
Mas vogando à vontade, rompendo a saudade
Vai quem já nada teme, vai o homem do leme
E uma vontade de rir
Nasce no fundo do ser
E uma vontade de ir
Correr o mundo e partir
A vida é sempre a perder

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Prémio de Literatura Infantil Papiro 2009

A Papiro Editora está a promover o Prémio Literário Papiro 2009 remetido ao tema “Interculturalidade – Aceitar a Diferença”, na categoria de Literatura Infantil.

Trata-se de um concurso, de nível nacional, de literatura infantil portuguesa que pretende descobrir novos autores, mas tamb09ém, incentivar ao gosto pela literatura dando ênfase à publicação de textos. Assim sendo, o prémio será a publicação e distribuição do texto vencedor.

Numa altura em que se celebra o Ano Europeu do Diálogo Intercultural, a Papiro Editora revela a sua preocupação relativamente a esta temática e ainda mais em relação à educação e sensibilização para a diversidade cultural.
Porque as crianças são o nosso futuro, apenas elas podem construir uma sociedade mais flexível e compreensiva.

Interculturalidade
Aceitar a Diferença
Para mais informações contacte:
Rua Virgílio Martinho, n.º3 D – Escritório F, 1600-821 Lisboa
ou para o email- andreia.varela@papiroeditora.com

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

H(á) conversa com escritores

A Biblioteca Municipal de Oeiras recebeu, este mês, a escritora Alice Vieira.


Nesta sessão h(á) conversa com…, duas turmas do 6º ano travaram conhecimento com o percurso da autora: mais de sessenta livros publicados, inicio de carreira como jornalista (numa altura em que eram poucas as mulheres com essa profissão), e um hábito curioso de andar sempre com um caderno de notas, até porque “…as histórias estão todas lá fora, só temos de estar atentos, histórias não faltam… ”. Partilhou com os alunos o seu gosto pela poesia, filmes e romances policiais, e a forma como se dedica a recolher e reescrever histórias tradicionais de vários países. Da troca de palavras o interesse recaiu, de forma especial, sobre três obras: El Rei Tadinho (escrito na Madeira durante uma convenção de Direitos Humanos em que participou e durante a qual foram tantas as atrocidades referidas que sentiu necessidade de escrever a história mais divertida de que se lembrou, como forma de ostracizar toda aquela violência), O Promontório da lua (no qual uma palmeira conta a história de Cascais desde o tempo do presença árabe na Península Ibérica até 1939, altura em que é cortada para ser construída a actual Estrada Marginal), e Rosa, minha irmã Rosa (o primeiro livro que escreveu - inicialmente apenas para os filhos -, e que funcionou como um teste para ver como seria a sua reacção a um novo irmão). Confessou que os seus livros têm muitas personagens femininas porque viveu sempre entre mulheres, e estas foram uma presença muito forte na sua vida.


Uma conversa animada, que continua com a escritora Luísa Fortes da Cunha, no próximo dia 17 de Janeiro – Sábado -, pelas 15h30. Até lá!


por Josefina Melo - Técnica Profissional/Biblioteca Municipal de Oeiras

Fernando Pessoa no mundo virtual

O mundo virtual Second Life e a Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana apresentam a partir do próximo dia 16 de Janeiro, sexta-feira, às 18h00, uma exposição inovadora sobre a obra “Mensagem” de Fernando Pessoa, intitulada "Um Olhar". Ao vivo e na plataforma virtual “Second Life”, esta mostra levará à grande comunidade virtual a obra do grande poeta português acompanhada por pinturas de Joaquim Carvalho.

Desenvolvida pela Câmara Municipal de Cascais, em parceria com a Comunidade Cultural e Virtual (CCV), esta exposição factual e virtual integra poemas da Mensagem de Fernando Pessoa ilustrados pelas pinturas de Joaquim Carvalho.

No decorrer da mostra está prevista a realização de uma palestra sobre o poeta que será transmitida desde o Auditório da Biblioteca de S. Domingos de Rana para o mundo do Second Life.

No mundo real, a exposição patente na Biblioteca de S. Domingos de Rana contará ainda com sessões de esclarecimento sobre a plataforma Second Life durante o período em que a exposição estiver patente.

Programação:

No Second Life:

16 de Janeiro | 22h00-22h45 (PDT) - Reprodução da peça “O marinheiro”, de Clotilde Rosa
17 de Janeiro | 22h00-22h45 (PDT) - Actuação de João Frazão em cavaquinho
31 de Janeiro | 22h00-22h45 (PDT) - Actuação de Rui Gaio


Na Biblioteca de S. Domingos de Rana:

7 de Fevereiro | 15h15-16h00 - Palestra de Manuela Nogueira [sobrinha de Fernando Pessoa]. Transmissão em tempo real para o Second Life;
17, 24, 31 de Janeiro e 7 de Fevereiro | 16h00-18h00 – Formação em Second Life;
17 e 31 de Janeiro | 15h15-16h00 – Palestras sobre a plataforma Second Life.

Fonte: Site CMC

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Viagem pelo corpo humano


No dia 10 de Janeiro pelas 15h30 na Biblioteca Municipal de Algés vamos fazer uma viagem na máquina mais complexa do Universo e descobrir o Corpo Humano e os sistemas que o compõem.

Participa connosco nesta aventura!

Oficina dinamizada por Carlos Fonseca

Para crianças dos 6 aos 10 anos, pais , tios, avós e amigos

Inscrições prévias: espaço infantil Tel. 21 411 89 70

Grupos de Leitores nas Bibliotecas Municipais de Oeiras

Em Janeiro, os Grupos de Leitores estão de regresso às Bibliotecas Municipais de Oeiras para num ambiente informal falarem sobre as leituras, o autor e as histórias.

Este mês estamos a ler:

Biblioteca Municipal de Algés








Autor: Salman Rushdie
Título: Os filhos da meia-noite



Biblioteca Municipal de Carnaxide









Autor: João Aguiar
Título: Lapedo: uma criança no vale



Biblioteca Municipal de Oeiras








Autor: Marina Lewycka
Título: Breve história dos tractores em ucraniano

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Celebrar Oeiras: o espírito das comemorações


Em 1759, a povoação de Oeiras foi elevada por D. José I à categoria de Vila e Concelho, muito em resultado da acção de Sebastião José de Carvalho e Melo, primeiro-ministro do Reino e Conde de Oeiras.
Em 2009, comemoram-se os 250 anos do Concelho de Oeiras, data que, pela sua relevância histórica, importa comemorar condignamente, relembrando o passado mas, sobretudo, projectando o futuro.
Oeiras tem razões para celebrar. É hoje o Concelho que possui, percentualmente, o maior número de licenciados e doutorados no País. É o 2º maior contribuinte líquido em colecta fiscal, logo atrás da capital. Onde a percentagem de cidadãos que trabalha no Concelho onde vive é mais elevada. E apresenta uma situação de estabilidade social única, fruto do plano de erradicação de barracas iniciado no final da década de 80, o qual contribuiu decisivamente para uma integração de sucesso das diferentes comunidades. A existência de um conceito estratégico de desenvolvimento permite que hoje, como há 250 anos atrás, o município se coloque na vanguarda do conhecimento e da inovação.
Os 250 Anos são, por isso, mais do que o simples festejo de uma data. São, verdadeiramente, a celebração de uma identidade. Uma maneira de ser que atravessa o próprio tempo.
O ano de 2009 será um ano de comemoração, de festa, de invocação mas também e principalmente, de investimento e desenvolvimento a nível concelhio. Será um ano pródigo em acções projectadas a pensar no futuro, na continuação de um ciclo que fazem de Oeiras uma referência. Pretende-se reforçar a identidade colectiva, numa tripla dimensão: relembrar o passado, viver o presente e projectar o futuro.
Mais informações sobre o programa das comemorações dos 250 anos do município no site da Câmara Municipal de Oeiras.
Fonte: Site CMO

Top das Bibliotecas Municipais de Oeiras

Fique a conhecer quais os livros de ficção mais procurados nas Bibliotecas Municipais de Oeiras em OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO de 2008.

Este TOP tem uma actualização trimestral.


1
Título: Rio das flores
Autor: Miguel Sousa Tavares

Sinopse: Sevilha, 1915 - Vale do Paraíba, 1945: trinta anos da história do século XX correm ao longo das páginas deste romance, com cenário no Alentejo, Espanha e Brasil. Através da saga dos Ribera Flores, proprietários rurais alentejanos, somos transportados para os anos tumultuosos da primeira metade de um século marcado por ditaduras e confrontos sangrentos, onde o caminho que conduz à liberdade parece demasiado estreito e o preço a pagar demasiado alto. Entre o amor comum à terra que os viu nascer e o apelo pelo novo e desconhecido, entre os amores e desamores de uma vida e o confronto de ideias que os separam, dois irmãos seguem percursos diferentes, cada um deles buscando à sua maneira o lugar da coerência e da felicidade.



2
Título: O Segredo
Autor: Rhonda Byrne

Sinopse: A autora descobriu que a maioria das pessoas que têm ou tiveram sucesso conheciam um Grande Segredo, e dá exemplos que vão desde Einstein a Galileu Galilei. A partir dessa descoberta, ela foi procurar pessoas que actualmente conhecessem o Segredo e vivessem de acordo com ele. Falou com elas, entrevistou-as, e através do testemunho delas vai explicando no livro a “lei da atracção”: nós atraímos aquilo que queremos atrair e, se queremos atrair o sucesso, conseguimos atrair o sucesso.



3
Título: O jogo do anjo
Autor: Carlos Ruiz Záfon


Sinopse: Na Barcelona turbulenta dos anos 20, um jovem escritor obcecado com um amor impossível recebe de um misterioso editor a proposta para escrever um livro como nunca existiu a troco de uma fortuna e, talvez, muito mais.
Com deslumbrante estilo e impecável precisão narrativa, o autor de A Sombra do Vento transporta-nos de novo para a Barcelona do Cemitério dos Livros Esquecidos, para nos oferecer uma aventura de intriga, romance e tragédia, através de um labirinto de segredos onde o fascínio pelos livros, a paixão e a amizade se conjugam num relato magistral.



4
Título: Crepúsculo
Autor: Stephenie Meyer

Sinopse: A respeito de três aspectos, eu estava absolutamente segura. Em primeiro lugar, Edward era um vampiro. Em segundo lugar, uma parte dele - e eu não sabia qual era o poder dessa parte - ansiava pelo meu sangue. Por fim, em terceiro lugar, eu estava incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele.






5
Título: Nudez mortal
Autor: Nora Roberts

Sinopse: Eve Dallas é tenente da polícia de Nova York e persegue um assassino implacável. Em mais de dez anos de profissão, ela já viu tudo — e sabe que a sua sobrevivência depende do seu instinto. E é precisamente esse instinto que ela tem de ignorar quando se envolve com Roarke, um bilionário irlandês, principal suspeito na investigação de Eve. Mas a paixão e a sedução têm as suas próprias regras e só depende de Eve arriscar- -se ou não nos braços de um homem sobre o qual nada sabe, excepto que deseja loucamente a sua companhia... e tudo o que isso acarreta!

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Camões é um poeta rap


Iniciativa conjunta das Bibliotecas Municipais de Oeiras e do Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Oeiras realizou-se, no passado dia 28 de Novembro, o espectáculo Camões é um Poeta Rap, no Espaço Jovem de Carnaxide. Uma sala cheia e atenta às palavras de Luis de Camões – interpretadas de forma diferente, porque musicadas ao estilo de Rhythm And Poetry –, a experiência de duas turmas – da Escola Secundária Amélia Rey Colaço e EB 2/3 Vieira da Silva –, foi de tal forma positiva que, no final, todos acabaram a cantar o Canto I d’Os Lusíadas.