sábado, 28 de novembro de 2009

Construção Sustentável, por Ken Nunes e Livia Tirone

A área da construção sustentável e eficácia energética como condição para a preservação ambiental pelo ser humano, envolve significativas adaptações às condições naturais do meio.
Para abordar esta temática nas Conversas da Aldeia Global, contamos na próxima quinta-feira, 3 de Dezembro, pelas 21h30, com Ken Nunes e Livia Tirone. Estudantes de Engenharia Electrotécnica e de Arquitectura em Londres, juntaram a criatividade de ambos e criaram a empresa de projecto e de promoção imobiliária Tirone Nunes em 1989.
A Tirone Nunes integra a Rede Europeia de Habitação Ecológica (EHEN) e, com uma experiência de 20 anos, tem sido responsável por colocar na ordem do dia o tema da arquitectura bioclimática / sustentável em Portugal. Recentemente lançou o Portal "Casa Certificada" com a ADENE, a agência para a energia que promove a certificação energética em vigor a partir deste ano. É um espaço on-line que promove a Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior de edifícios e oferece o acesso directo e facilitado aos serviços de certificação energética proporcionados por peritos qualificados do Sistema de Certificação de Edifícios.
Outra inciativa a destacar neste domínio, é o livro "Construção Sustentável" onde são abordados os desafios da sustentabilidade e a implementação de medidas que contribuem para uma construção com um desempenho energético-ambiental optimizado.
Ken Nunes integra o comité executivo da Rede Europeia de Habitação Ecológica desde 1998 e foi eleito Presidente em Abril de 2005. Em Junho de 2005 foi eleito Presidente do Conselho Director da Sociedade Portuguesa de Energia Solar, e dirige a organização não governamental até Junho 2007. Ken Nunes angariou para Lisboa a conferência mundial International Solar Energy Society (ISES) 2008.
Livia Tirone presidiu entre 2000 e 2005 ao Grupo de Trabalho na área da Arquitectura Sustentável do Conselho dos Arquitectos da Europa a convite da Ordem dos Arquitectos Portugueses. Presidiu também ao Grupo de Trabalho "Construção Sustentável", com o objectivo de definir as medidas para o alargamento da prática da construção sustentável na Europa.
Participe na sessão que marca o fecho de um ciclo de oito Conversas na Aldeia Global "Do Mundo Fechado ao Universo Infinito" moderadas por Vasco Trigo, a decorrer no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras.

Sem comentários: