terça-feira, 13 de outubro de 2009

Por um Novo Habitar da Terra, com Viriato Soromenho-Marques

Desde a viagem épica a bordo do navio Beagle até aos dias de hoje, a ecologia tem conhecido um grande desenvolvimento. Desde a altura em que Darwin estudou alguns ecossistemas naturais através de paragens em locais como a Patagónia ou as Ilhas Galápagos, tem vindo a persistir um esforço na preservação da natureza, impulsionado por debates acerca das mais importantes questões ambientais, como a preservação do equilíbrio dos ecossistemas, a exploração das energias renováveis ou o futuro das cidades.
Viriato Soromenho-Marques possui vasto trabalho na temática ambiental. A sua participação nas Conversas na Aldeia Global pretende marcar uma viragem para questões cruciais a desenvolver até ao final do programa do 4º Ciclo (cf. folheto 1 e 2).
José Viriato Soromenho Marques é professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, regendo as cadeiras de Filosofia da História e da Cultura e de Filosofia da Política e do Direito. Coordena, igualmente, o mestrado em Filosofia da Natureza e do Ambiente. É coordenador científico do Programa Gulbenkian Ambiente.
Nesta conversa irá debruçar-se sobre matérias que pretendem contribuir para o indispensável esclarecimento sobre numerosos domínios da vida económica e social do mundo contemporâneo fundamentais à construção do futuro sustentável.
Contamos consigo em mais uma Conversa na Aldeia Global moderada por Vasco Trigo, por um novo habitar da terra...

Sem comentários: