quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Café com Letras com Júlio Pomar

Logo mais à noite, às 21H30, realizar-se-á mais uma sessão do projecto Café com Letras na Biblioteca Municipal de Oeiras.
Em Outubro o discurso artístico vai continuar a ser objecto de reflexão neste projecto. A voz que se segue pertence a um dos mais reputados e reconhecidos artistas portugueses da actualidade. Autor que dispensa quaisquer apresentações, a obra produzida é extensa e plural, abrangendo diversas formas de expressão entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, cerâmicas, retratos e colagens. O Centro de Arte Manuel de Brito que está sedeado em algés é, aliás, detentor de parte significativa dessa mesma obra. Recentemente, numa exposição que esteve patente naquele espaço até ao passado mês de Setembro, foi possível admirar e percorrer uma grande parte do seu universo pictórico, narrativo, mitológico, biográfcio e afectivo que abarca cerca de quarenta anos da sua produção artística.
De personalidade controversa e provocadora (como ele próprio gosta de referir), Pomar assume-se como um pintor da vida e, tal como a vida que é dinâmcia e se encontra num eterno devir, a sua obra também está em constante mutação e investigação. Um percurso que se iniciou e revelou como vocação muito cedo, ainda menino, e de que fazem parte alguns episódios curiosos como, por exemplo, o facto de ter vendido o seu primeiro quadro intitulado "Saltimbancos" ao Almada Negreiros por cem escudos!
É, por isso, um dos mais ilustres representantes da cultura e arte portuguesas. Razão mais do que suficiente para o conviadr a beber um café com letras e falar do homem e do artista numa biblioteca perto de si!

Sem comentários: