terça-feira, 22 de setembro de 2009

Das Palavras à Ilustração - Exposição de José Miguel Ribeiro

Até 30 Setembro pode ver na Biblioteca Municipal de Algés uma exposição de ilustração da autoria de José Miguel Ribeiro, intitulada "Das Palavras à Ilustração".

José Miguel Ribeiro nasceu na Amadora em 1966 e é um cineasta português. Licenciou-se em Artes Plásticas na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Em 1993 e 1994 estudou animação de desenho e volumes na Lazzenec-Bretagne em Rennes e na Filmógrafo no Porto.
Durante vários anos leccionou animação de volumes no CITEN em Lisboa. Autor de filmes de animaçõa "A Suspeita" (1999) foi galardoado com 26 prémios internacionais, destacando-se o Cartoon D’Or 2000.
Em 2004, realizou uma curta-metragem intitulada "Abraço do Vento", integrada na manifestação Movimentos Perpétuos de homenagem a Carlos Paredes.
Em 2008 criou em parceria com Nuno Beato e Eva Yébenes a produtora "Sardinha em Lata".
Em 2009 terminou o filme "O passeio de Domingo" e encontra-se a realizar a curta-metragem Viagem a Cabo Verde. Tem tido também uma actividade regular como ilustrador de vários livros.

Esta exposição apresenta esboços e trabalhos finais incluídos nos livros "O Caldo de Pedra" e "O Rapaz do Espelho" que o autor ilustrou em 2003 e 2008, respectivamente.

Sem comentários: