quinta-feira, 7 de maio de 2009

Viagem ao Cérebro e a algumas das suas competências

Do legado de Darwin e do entendimento da evolução biológica continuam a depender aspectos fulcrais como as complexíssimas operações do nosso cérebro, com repercussões na melhoria da qualidade de vida e da nossa sobrevivência enquanto espécie.

Desta feita, a próxima sessão de Conversas na Aldeia Global, a realizar a 14 de Maio, compreende uma Viagem ao Cérebro e a algumas das suas competências, onde o convidado Alexandre Castro Caldas nos irá falar na busca da explicação de alguns dos mecanismos que suportam as nossas competências de seres humanos na certeza, porém, de que estamos longe, ainda, de compreender a natureza daquilo que nos constrói e nos dá a consciência da nossa identidade.

O gosto de transformar em histórias de circunstância o que é aprendido cada dia na literatura científica, motivou a publicação com o mesmo título, um texto da sua autoria que se pretendeu aligeirar para dar a conhecer algumas capacidades de um órgão do nosso corpo que só se compreende através de artifícios, muitas vezes experimentais.
Alexandre Castro-Caldas colaborou com António Damásio na organização do Laboratório de Estudos da Linguagem e com o seu projecto científico. Em 1975 assumiu a direcção do Laboratório e iniciou o seu próprio projecto. Actual Director do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e membro do Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura, foi até Fevereiro de 2004 Professor Catedrático de Neurologia na Faculdade de Medicina de Lisboa e Director do Serviço de Neurologia do Hospital de Santa Maria em Lisboa. Fez a sua licenciatura e o doutoramento na Faculdade de Medicina de Lisboa, onde iniciou a sua carreira em 1974.

De entre as suas publicações, destacam-se um livro de texto para os estudantes e mais de 100 artigos em revistas internacionais, tais como: Brain, Neurology, NeuroImage, Journal of Cognitive Neurosciences, JINS, e inúmeros capítulos em livros nacionais e internacionais. É membro de diversas sociedades internacionais e consultor de muitas revistas nacionais e estrangeiras. Foi galardoado com o prémio "Nunes Correia Verdades de Faria" atribuído pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Possui como principal interesse científico as Neurociências Cognitivas e as doenças do Movimento. Acompanhe-nos em mais uma Conversa na Aldeia Global moderada por Vasco Trigo!




[Conferência PNL - Alexandre Castro Caldas, Conselho Científico do PNL]

Mais informações:

Sem comentários: