quinta-feira, 21 de maio de 2009

“O horror. O horror”


Nesta primeira sessão do mês de Maio era suposto vermos o Apocalipse Now, filme inspirado no Coração das Trevas de Joseph Conrad, que o grupo de leitores de Algés está a ler. Mas por motivo alheio à nossa vontade, não foi possível e ainda bem. Esta sessão foi rica em discussão.

O livro é uma crítica ao colonialismo ou apenas um relato minucioso feito por um personagem? Conrad é o Marlow? É um livro profético? Conrad critica ou apoia a posição do colonizador? E Kurst que personagem é este, o que simboliza? O tema resume-se à maldade a que o homem consegue chegar ou vai mais além? É uma crítica dura à nossa sociedade. O mal levado ao extremo, a ausência de sentimentos. Não foram esquecidas algumas considerações históricas tendo em conta a data em que o livro foi publicado.

É difícil transcrever tudo o que se disse nesta conversa de fim de tarde, no entanto entre tanta opinião diferente houve uma que foi quase unânime, este é de facto um excelente livro. Agustina Bessa Luís elegeu-o como o livro da sua vida, ninguém no grupo chegou tão longe mas andou lá por perto…
Boas leituras.

Sem comentários: