terça-feira, 26 de maio de 2009

Grupo de Leitores + Pedro Almeida Vieira + Nove Mil Passos = Grande Conversa

O autor do livro "Nove Mil Passos" esteve presente no segunda sessão do Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras.
Pedro Almeida Vieira aceitou o nosso convite e durante quase 2 horas explicou com maior detalhe a história por detrás das histórias deste percurso e da construção do Aqueduto das Águas Livres.

A história deste romance é desde logo aliciante: na grandiosa corte de D. João V, a construção do Aqueduto das Águas Livres é contada por Francisco d´Olanda o desconhecido pai do conceito desta grande obra arquitectónica ao tempo de D. João III. Num tom intimista e humorístico - ficamos a conhecer melhor as intrigas da Corte, a libertinagem e o fausto da vida do rei, o despontar da Maçonaria e o quotidiano surrealista de uma sociedade que vacila entre as crendices e o terror à Igreja.

Impossível de escapar à grande questão da sessão anterior o grupo quis a opinião do autor sobre os romances histórias e os factos históricos: verdades, mentiras, meias-verdades. De forma bastante hábil o autor resolveu a questão argumentando que não é muito relevante se os romances histórias ensinam a história tal como ela aconteceu, dizendo que o que importa é que as situações apresentadas não alterem o resultado final/oficial da História.

A conversa fluiu depois para o processo criativo da escrita do livro e falou-se da investigação que anteceu o livro, das visitas aos arquivos e das conversas com historiadores e engenheiros. Ficou a saber-se também como o facto de Pedro Almeida Vieira ser também jornalista o ajudou na compilação de toda a informação reunida em torno da construção deste monumento que pode ser considerado como a primeira obra-pública nacional com esta dimensão.

Como é já habitual as 2 horas foram poucas para falar de tudo o que gostariamos sobre o livro e sobre o autor. Por isso, ficou acordado convidar novamento Pedro Almeida Vieira para vir falar connosco sobre o seu mais recente livro "A mão esquerda de Deus".

Sem comentários: