terça-feira, 28 de abril de 2009

'Pijama às Letras' na Biblioteca Municipal de Carnaxide

O 'Pijama às Letras' na Biblioteca Municipal de Carnaxide
Uma noite na Biblioteca, com um atelier de expressão plástica, uma peça de teatro, uma festa do pijama, uma exposição de ilustração e um serão de contos com um convidado surpresa, para embalar pequenos e grandes com sonhos de encantar…
No dia 27 de Março, ainda muito presente nas nossas memórias, a Biblioteca de Carnaxide metamorfoseou-se para acolher, durante a noite, cerca de 40 pessoas participantes no já habitual acontecimento anual comemorativo do Dia Internacional do Livro Infantil.


‘O Pijama às Letras’ começou às 20h45 com a “Preparação de um caldinho de letras para aquecer a noite” - Oficina de Acolhimento realizada por Irina Raimundo e Inês Pardal - onde os participantes ‘cozinharam’ um caldinho de onde saíram palavras, frases, princípios e fins de histórias que, devidamente colocadas em taças previamente preparadas, foram seguidamente postas numa toalha de mesa especial, onde decorreu uma ceia peculiar onde todos partilharam a refeição preparada.



Já de barriga aconchegada, os convidados assistiram à peça de teatro “O Gigante Egoísta”, pelo Grupo de Teatro de Animação ‘Os Papa-Léguas’, que os transportou a “um lugar distante, igual a tantos outros, em tempos idos (mas que não podem ser esquecidos!) onde todos podiam desfrutar de um estado de felicidade indescritível” até ao dia em que “voltando de uma longa viagem de sete anos, sete meses, sete dias, sete horas, e (dizem!) sete minutos, um tal Gigante, dono da casa de altas muralhas sobranceira ao jardim, colocou um enorme letreiro que ameaçava todos de morte, se ousassem perturbar o seu descanso”. “Quão alto, ou mete-medo, ou arrasa-tudo, é na verdade, um Gigante? Quão bera, tonitruante, ou mal-encarado, é, na verdade, um Gigante? – um Gigante…é só alguém que tem a cabeça mais distante dos pés! E o coração mais dentro do peito!”.
De parabéns, Hans Christian Andersen teve a sua festa, com um enorme bolo de anos, distribuído entre os presentes.Na sala infantil, já de pijama e saco cama, os convidados ‘Pijama às Letras’ aguardavam, sob o estrelado ‘céu’, entre as coloridas ilustrações de Danuta Wojciechowska, a tão ansiada ‘convidada surpresa’: Alice Vieira, sobejamente conhecida na Literatura Infantil, a todos embalou com versos e histórias de encantar…

“O João dorme… (Ò Maria,
Diz àquela cotovia
Que fale mais devagar:
Não vá o João acordar…)




























Sem comentários: