sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Humor, mas pouco...


Em Janeiro o Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras iniciou a edição de 2009 com mais 2 sessões. O livro seleccionado para este mês foi "Breve história dos tractores em ucraniano" de Marina Lewycka.

Ninguém no Grupo achou que este fosse um livro (uma história) de humor. Não estranharam que lhe tivesse sido atribuído o Bollinger Everyman Wodehouse Prize em 2005, atendento às características do prémio, mas viram nesta livro uma história familiar mais séria e profunda.

Talvez devido à faixa etária dos participantes do Grupo, esta história foi encarada com seriedade, tristeza e muita compreensão. A conversa fluiu em torno das relações familiares (pais/filhos - irmãos/pais), das experiências de infância, da experiência da guerra, dos problemas da imigração e das relações amorosas após os 60 anos.

Dizer que de tractores este livro só tem o título é bastante redutor. Nestas páginas existem muitas referências a este veículo agrícola. A verdadeira história é a paixão explosiva do viúvo octogenário Nikolai pela trintona loura platinada Valentina, com seis em forma de pêssego e à beira do divórcio, pronta a deixar tudo para viajar para Inglaterra e casar de novo. O velho engenheiro ucraniano não tem dúvidas: "A Vénus de Boticelli a erguer-se das ondas. Cabelo dourado. Olhos encantadores. Seios divinais. Quando a vires vais compreender", descreve Nikolai para a filha Nadezhda, que de imediato organiza com a irmã que não suporta, Vera, uma conspiração para acabar com o casamento entre o "idiota" e a "oportunista".

Na opinião do Grupo "Breve História dos Tractores em Ucraniano", de Marina Lewycka, filha de pais ucranianos, é um livro leve, com histórias do quotidiano, mas absorventes e carregadas com referências sociais da actualidade.

De salientar que o (estranho) título deste livro fez com que em algumas livrarias fosse colocado junto a área de agricultura!!! Aqui sim, um momento de verdadeiro humor!

Em Fevereiro, voltamos a reunir para mais uma história em torno de um livro e da vida.
Imagem: Wikipedia

2 comentários:

Anónimo disse...

olá colega, bom ser o leia!

Inspirado comentário! bem bom de
encontrar..

obrigado.

Sofia Sousa

Unknown disse...

Os comentários no momento, revestem-se da singeleza e do espírito suave e benevolente propício ao devaneio e ao anseio de transmitir a paz...Augusto.