quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Celebrar Oeiras: o espírito das comemorações


Em 1759, a povoação de Oeiras foi elevada por D. José I à categoria de Vila e Concelho, muito em resultado da acção de Sebastião José de Carvalho e Melo, primeiro-ministro do Reino e Conde de Oeiras.
Em 2009, comemoram-se os 250 anos do Concelho de Oeiras, data que, pela sua relevância histórica, importa comemorar condignamente, relembrando o passado mas, sobretudo, projectando o futuro.
Oeiras tem razões para celebrar. É hoje o Concelho que possui, percentualmente, o maior número de licenciados e doutorados no País. É o 2º maior contribuinte líquido em colecta fiscal, logo atrás da capital. Onde a percentagem de cidadãos que trabalha no Concelho onde vive é mais elevada. E apresenta uma situação de estabilidade social única, fruto do plano de erradicação de barracas iniciado no final da década de 80, o qual contribuiu decisivamente para uma integração de sucesso das diferentes comunidades. A existência de um conceito estratégico de desenvolvimento permite que hoje, como há 250 anos atrás, o município se coloque na vanguarda do conhecimento e da inovação.
Os 250 Anos são, por isso, mais do que o simples festejo de uma data. São, verdadeiramente, a celebração de uma identidade. Uma maneira de ser que atravessa o próprio tempo.
O ano de 2009 será um ano de comemoração, de festa, de invocação mas também e principalmente, de investimento e desenvolvimento a nível concelhio. Será um ano pródigo em acções projectadas a pensar no futuro, na continuação de um ciclo que fazem de Oeiras uma referência. Pretende-se reforçar a identidade colectiva, numa tripla dimensão: relembrar o passado, viver o presente e projectar o futuro.
Mais informações sobre o programa das comemorações dos 250 anos do município no site da Câmara Municipal de Oeiras.
Fonte: Site CMO

Sem comentários: