terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Ondjaki no Café com Letras


Na véspera de receber o seu mais recente galardão, o Prémio de Conto Camilo Castelo Branco da Associação Portuguesa de Escritores, atribuído ao título "Os da minha rua", em 2007, Ondjaki vai estar amanhã na Biblioteca Municipal de Algés para mais um café e uma conversa com os leitores e com Carlos Vaz Marques. Ndalu de Almeida, mais conhecido pelo pseudónimo de Ondjaki, nasceu em Luanda em 1977. É um jovem prosador e poeta que também escreve para cinema, tendo co-realizado o documentário sobre a cidade de Luanda "Oxalá Cresçam Pitangas - Histórias de Luanda".

Muito embora tenha iniciado o seu percurso literário na poesia e na arte de escrever contos, também se distinguirá, mais tarde, no romance. O seu primeiro romance é, justamente, o título "Bom Dia Camaradas", publicado em 2001, uma reflexão sobre a cidade de Luanda integrada na nova realidade Angolana da Independência. Esta reflexão é veiculada pelo olhar de um menino que, tal como o autor, se movimenta neste novo mapa social, económico, político e cultural da Luanda dos anos 80.

Publicará muitos outros títulos entre romance, contos, poesia, novela e narrativas infantis, onde destacamos a maravilhosa história de "Ynari: a menina de cinco traças". Ondajaki é, à semelhança de outros escritores da lusofonia, um autor profundamente comprometido com a realidade africana, sendo que as obras publicadas reflectem este mesmo compromisso. É, por isso, um grande defensor de um maior contacto e diálogo entre as culturas de língua portuguesa que devem ser estimulados não apenas com a publicação de livros, mas, também, com a promoção de mais encontros com escritores e artistas. A sua obra foi já objecto de diversos prémios e alguns dos seus livros estão traduzidos para francês, espanhol, italiano, alemão, inglês e chinês.

Há muito tempo que a sua visita é esperada pelos leitores e público de Algés. Vai, por isso, estar à conversa com Carlos Vaz Marques, amanhã, dia 3 de Dezembro, às 21H30, na Biblioteca Municipal de Algés a propósito do seu último romance "Avó dezanove e o segredo do soviético", publicado este ano.

Esperamos por si!


consultar as obras do autor no catálogo das Biblioteca

Sem comentários: