quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A Selva

Autor: Ferreira de Castro

Belíssimo romance sobre a condição humana em ambiente hostil, as suas fraquesas e misérias, as suas grandezas também. Uma reflexão sobre a angústia do por vir, a desesperança do trabalho sem futuro, do desenraizamento e, também, estranhamente, da solidariedade que persiste, apesar de tudo.
Obra de um europeu sobre a Amazónia, a comparar, talvez, com as obras de um autor brasileiro que, na selva, situa vários dos seus romances, vários anos depois, reflectindo sobre a progressiva destruição dos índios seus habitantes- José Mauro de Vasconcelos.

José Santos Pais, 54 anos, Magistrado M.º P.º;


Com um prazer enorme voltei a reapreciar Ferreira de Castro, autor grande da nossa literatura que há muito descobrira; com a riqueza descritiva de um valiosos escritor, que a abundância de obras de vários criadores nos últimos anos, porventura mais mediáticos mas certamente longe de alcançarem ou sequer de aproximarem deste autêntico mestre da nossa língua e ficção, em que cada obra parece reforçar o nosso autêntico deslumbramento - com o descobrir de vocábulos inabituais e ricos neologismos.

Francisco Gomes, 73 anos, Reformado da EDP;

ver este título no catálogo da biblioteca
entrada n.º 0107

Sem comentários: