terça-feira, 4 de novembro de 2008

Matriz Pix

O projecto Matriz Pix, realizado no âmbito do Programa Operacional da Cultura (POC) e no quadro da utilização das nova tecnologias da informação para acesso à cultura, encontra-se disponível no sítio http://www.matrizpix.imc-ip.pt/matrizpix/.
O MatrizPIX consiste num sistema de informação concebido pelo IMC para o inventário, gestão e disponibilização online de arquivos fotográficos. As imagens estão acessíveis para pesquisa e encomenda on-line, como recurso "para investigadores, estudantes, museus, editoras e outras entidades", assinala o instituto. Com este projecto, o IMC pretende promover o acesso ao património cultural móvel nacional e reforçar a presença dos museus e palácios nacionais na internet. O seu front-office, ou interface web, permite a pesquisa sobre os fundos e espécimes em suporte digital, a apresentação de exposições virtuais de fotografia, bem como a selecção e pedido de imagens em alta resolução a fornecer pela Divisão de Documentação Fotográfica do IMC.
Entre as suas múltiplas funcionalidades, a base de dados do MatrizPIX possibilita o registo pormenorizado do estado de conservação e das intervenções de conservação realizadas, a utilização de imagens para fins de reprodução, investigação, exposição ou publicação (em suportes impressos ou em ambiente digital), bem como a gestão de imagens em contextos de incorporação, depósito ou abatimento ao inventário, bem como dos respectivos direitos de autor.

Sem comentários: