quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Interacções Arte e Ciência


Interacções Arte e Ciência é o tema da próxima sessão de Conversas na Aldeia Global a decorrer amanhã, dia 20 de Novembro, às 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras.
Com especial atenção sobre os domínios de investigação que cruzam a ciência, a arte e a filosofia, nesta sessão pretende-se dar a conhecer alguns campos de interacção entre a arte e a ciência, pelos oradores João Caraça, Director do Serviço de Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian, e Olga Pombo, da Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa.
Olga Pombo coordena o projecto "A Imagem na Arte e Ciência", investigação dedicada à aplicação da imagem do ponto de vista da construção do conceito científico e artístico e centrada no estudo histórico de quatro obras paradigmáticas, de Leonardo, Vesalius, Goethe e Darwin.
João Caraça foi recentemente o coordenador da palestra "Leonardo: A Curiosidade Infinita", no ciclo de conferências da Fundação Gulbenkian integrada no Programa da Exposição "Leonardo da Vinci – o Génio" e organiza actualmente o Ciclo de Conferências DARWIN: No Caminho da Evolução, em articulação com a Exposição “A Evolução de Darwin”.
Não podendo deixar de nos associar às comemorações dos 200 anos do nascimento de Darwin e dos 150 anos da publicação da sua obra “A origem das Espécies”, convida-mo-lo a participar em mais um debate com moderação de Vasco Trigo, e centrado em questões científicas e epistemológicas, sobretudo porque… A Ciência Não Morde!

Sem comentários: