sexta-feira, 21 de novembro de 2008

H(á) conversa com escritores

Ana Maria Magalhães marcou presença, ontem, na Biblioteca Municipal de Oeiras, à conversa com o 6º A e o 6º B da Escola de S. Julião da Barra.

As turmas, com a ajuda das professoras de Português, História e Educação Visual e Tecnológica, prepararam várias surpresas, entre as quais um ambiente musical que fez o espaço recuar ao séc. XVIII, e duas pequenas encenações alusivas à obra O dia do terramoto. Os alunos prepararam esta sessão de forma exemplar, destacando-se as ilustrações dos mesmos referentes à catástrofe de 1755.

Ana Maria Magalhães revelou, de modo sublime, como construiu toda esta história – em parceria com Isabel Alçada, como já acontece com a colecção Uma Aventura –, nomeadamente recuando às recordações do terramoto de 1969, que viveu na primeira pessoa. Ainda sobre a forma como se inspira para levar a cabo as suas obras, partilhou com os presentes um episódio – durante a sua adolescência –, em que um acidente de barco acabou por ser o mote para escrever Uma Aventura no Alto-Mar.

No final, foram sorteados dois livros da colecção Uma Aventura e estes, tal como outros – da colecção particular de cada um e da biblioteca escolar –, foram autografados pela autora.

Um encontro marcante para todos e que se repetirá no próximo mês de Dezembro, com a escritora Ana Saldanha.
por Josefina Melo - Técnica Profissional/Bibliotecas Municipais de Oeiras

1 comentário:

Anónimo disse...

O BiblioFilmes Festival criou uma nova categoria, intitulada Prémio Repórter: Melhor Vídeo de entrevista a um escritor.

Pelo que fica já a sugestão para nas próximas visitas de escritores e conversas com os alunos das escolas, gravarem algumas das perguntas e respostas em vídeo e, claro (caso contrário ficaremos muito desapontados:), enviarem e participarem no BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção!.

Já agora, também temos o Prémio Melhor Vídeo de Biblioteca Pública e fica o convite/desafio para as Bibliotecas Municipais de Oeiras participarem (na edição anterior a Biblioteca Municipal de Carnaxide participou com um vídeo excelente).

+ info e regulamentos em http://BiblioFilmes.com ou http://BiblioFilmes.blogspot.com

Parabéns pelo vosso excelente trabalho que o blogue e a newsletter ajudam a divulgar.

Org. BiblioFilmes Festival