quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Fórum de Discussão Editorial em Barcelona

A polémica da Feira do Livro de Frankfurt, em que a passada Edição Catalunha foi convidada de honra - salientando-se o anúncio da suspensão do Salão do Livro de Barcelona e, a sensação de que a cidade vai perdendo percentagem e universo da capitalidade editorial espanhola - são sinais suficientes de alarme. De tal forma, que o Sector editorial reagiu e empreendeu medidas para reforçar o seu papel social e económico.

Assim entendeu o Grémio de Editores de Catalunha que, como primeira medida ultíma o Fórum Atlântida: um paquete de Seminários & Conferências com grandes figuras nacionais e internacionais do Sector - que terá lugar no princípio de Novembro em Barcelona, impulsionado pela Nit de l'Edició, a título profissional. Fórum que tem como objectivo abordar o Livro na Cultura Ocidental.

Sobre a presença da realidade catalã na Feira de Frankfurt, se mantém a forte opinião de que foi uma oportunidade perdida: que se organizou ignorando o sector editorial e mostrando unicamente, uma parte do que este é - quando - acreditam muitos editores que: o seu Inglês é o Castelhano.

Documentação de base: El País on-line

Sem comentários: