domingo, 3 de agosto de 2008

Ecos do III Encontro Oeiras a Ler


Ainda a propósito do III Encontro Oeiras a Ler - A promoção da leitura para os públicos jovens e o papel da biblioteca pública lê-se, no relatório de Maio da presidente da Yalsa, Paula Brehm-Heeger (a Yalsa é a secção para adolescentes e jovens adultos da American Library Association, a maior e mais antiga associação de bibliotecários do mundo):

"I spent a week in Portugal (...) spreading the word about YALSA at a truly remarkable conference at the Oeiras Public Library featuring several impressive international speakers. (...) Excellent presentations from a variety of countries (...) focused on teens, reading and libraries were given. In addition to my presentation, YALSA Board member Michele Gorman also spoke about the Public Library of Charlotte and Mecklenburg County’s impressive ImaginOn facility."

Também o moderador de uma das mesas do Encontro, José Mário Silva (coordenador da secção de livros do suplemento Actual - Expresso -, colaborador da revista Ler, escritor e bloguista convicto), apresenta um excelente texto em que disserta sobre a exposição de Michele Gorman. O texto - A biblioteca adolescente - pode ser encontrado aqui e também no número 71 da revista Ler. Curiosa, a análise: é que, não se prevendo resultados de monta na promoção da leitura, acabam por se encontrar várias afinidades com as missões da biblioteca pública emanadas pelo Manifesto da UNESCO. A ler.

Sem comentários: