quarta-feira, 30 de abril de 2008

Mário de Carvalho, "um deus passeando pela brisa da tarde"

Logo à noite, mais concretamente a partir das 21H30, estará presente na Biblioteca Municipal de Oeiras o escritor Mário de Carvalho em mais uma sessão do projecto Café com Letras. O mote que servirá de horizonte para mais uma conversa com Carlos Vaz Marques é, justamente, o seu último romance "A sala magenta". Um livro que retrata um certo Portugal visto pelo olhar e memória de um homem que em tudo falha - na vida, nos amores e na profissão. Um relato sobre a paixão dos fracos. Nas palavras do próprio "trata-se de uma narrativa de humilhações, uma narrativa que é, em grande parte, sobre as relações entre homens e mulheres".
Mário de Carvalho nasceu em Lisboa. Licenciou-se em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. O seu percurso académico ficou incontornavelmente ligado à actividade política, tendo-se envolvido nas lutas estundantis que em Portugal se produziram na década de 60. Mais tarde, já durante o serviço militar, é preso também por razões políticas, tendo partido para o exílio em 1973 (França e Suécia) e regressado a Portugal após a Revolução de Abril de 1974.
Apesar do seu percurso se ter iniciado na advocacia e jornalismo, estrear-se-ia como escritor no volume antológico "Mar", editado em 1981 a que se seguiria, no ano seguinte, "Contos da Sétima Esfera". Desde então, tem mantido um ritmo de publicação e um nível de recepção crítica e pública das suas obras que o situam entre os mais importantes ficcionistas portugueses da actualidade.
Vai estar à sua espera, com a já habitual companhia e olhar de Carlos Vaz Marques, numa conversa que pretende dar a conhecer um pouco mais do homem por detrás da obra! Contamos consigo...

Sem comentários: