sexta-feira, 11 de abril de 2008

III Encontro Oeiras a Ler

O II Encontro Oeiras a Ler realizado em Maio do ano passado veio confirmar o lugar pioneiro das Bibliotecas Municipais de Oeiras no panorama nacional das Bibliotecas Públicas e, certamente, terá contribuído para a sua projecção internacional, nomeadamente ao nível da União Europeia.

Nos dias 29 e 30 de Maio de 2008, vamos realizar a III Edição do Encontro, que será dedicada a um tema premente para os profissionais da promoção da leitura: a leitura na juventude e o papel que as bibliotecas públicas podem desempenhar no sentido de promover hábitos de leitura nos jovens.

Uma vez mais, e porque é esse o carácter assumido dos Encontros Oeiras a Ler, trata-se de reflectir acerca dos novos papéis a desempenhar pela biblioteca pública para tornar possível e profícuo o cumprimento da sua missão, no caso concreto no que diz respeito aos públicos jovens. Para o efeito, é determinante conhecer quem são os jovens de hoje, perspectivar as grandes tendências ao nível das culturas de grupo e analisar a importância da leitura – diríamos, a centralidade da leitura - numa geração que já nasceu e vai crescendo na era da informação. Importa conhecer a forma como as bibliotecas públicas de outros países têm respondido ao desafio, para, a partir do intercâmbio de experiências, atentarmos na realidade portuguesa e prefigurar a forma como alguns modelos de intervenção podem ser aplicados ao contexto das bibliotecas públicas em Portugal.

O programa do III Encontro Oeiras a Ler está praticamente fechado.
Vamos contar este ano com alguns especialistas europeus e norte-americanos de reconhecido mérito nesta área de trabalho.

Fique atento ao nosso blog!

Sem comentários: