sexta-feira, 30 de maio de 2008

Conferencistas no III Encontro Oeiras a Ler


Mais uma nota biográfica de um orador que estará presente no III Encontro Oeiras a Ler - A promoção da leitura para os públicos jovens e o papel da biblioteca pública. Desta feita o convidado não é bibliotecário mas sim um reputado especialista na concepção de bibliotecas vocacionadas para públicos jovens. O arquitecto Christian Schmitz nasceu em Münster (Alemanha), em 1964. Membro de várias associações de arquitectos regionais e nacionais fundou, em 2007, o atelier “f29 Architekten BDA”. Proferiu palestras nas Universidades de Ciências Aplicadas de Dresden, Reichenbach e Oldenburg, no Simpósio Internacional da Fundação Bertelsmann, em Gütersloh, no encontro da BDA (Associação de Arquitectos Alemã) na Saxónia e nos encontros Dresden Civic Libraries, International Library Congress (Múrcia) e International Book Week (Barcelona). Publicou artigos na área de concepção de bibliotecas para jovens, nomeadamente:

  • “Jugendbibliothek Dresden” (Biblioteca de Dresden para Jovens), in ABI Nr. 3, Technik Automation, Bau und Technik (Jornal para a Automação, Construção e Tecnologia), pág. 250-260;
  • “Jugendbibliothek Dresden_medien@age” (Biblioteca de Dresden para Jovens_medien@age”), in BUB 52, Buch und Bibliothek (Jornal do Livro e das Bibliotecas), pág. 599-604;
  • “Menschen & Medien – Bibliotheken aus architektonischer Sicht” (As pessoas e os media – as bibliotecas de um ponto de vista arquitectónico), in BIX, Deutscher Bibliotheksverband (Associação Alemã de Bibliotecas).

Participou em várias exposições, destacando-se a “Library Design in Poland” (Varsóvia), a “Model Libraries for Young People” (Gütersloh), a “Bertelsmann Stifung Mediateka Wroclaw” (Berlim) e a “Vision Bibliothek” (Polónia e República Checa). Granjeou diversos prémios, a saber: os primeiros lugares para Model Library for Young Customers (2000 e 2003), em Dresden, Wroclaw (Polónia) e Olsztyn (Polónia), e a Children´s Library de Olsztyn. É o responsável pela concepção da Cubit – biblioteca para jovens na cidade de Saragoça –, que conta com o apoio das Bibliotecas da Fundación Bertelsmann e da Bertelsmann Stiftung.

imagem: Azucarera de Saragoça e projecção do espaço interior para a criação da Cubit.

Sem comentários: