terça-feira, 25 de março de 2008

«Vida, Escrita, Compromissos»


CICLOS DE DEBATES

**Centenário de Vida
Simone de Beauvoir
**Fábrica Braço de Prata
Sala EPC
**Dias 28 e 29 de Março
21h

Simone de Beauvoir, a mulher que fez escândalo e escola, impulsionando uma verdadeira mudança antropológica e influenciando o trabalho de gerações de críticos e escritores e a vida de muitos homens e mulheres, nasceu há 100 anos! No âmbito de um conjunto de iniciativas, a realizar ao longo deste ano, a Fábrica Braço de Prata, em parceria com o Instituto Franco-Português e o Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, preparou um ciclo de debates inteiramente dedicados a esta filósofa e romancista francesa. Pretendemos recordar a mulher que dedicou a vida inteira ao projecto da escrita, onde o objecto da criação literária e da reflexão filosófica se confundiu com o próprio acto de existir. Pretendemos ainda evocar a advogada do feminismo; o ser sentimental que se protegia por detrás de uma frieza aparente; a intelectual que se lançou em vários combates de diversas frentes, tendo tido uma contribuição decisiva para a história do século XX. Em suma, propomos pensar a mulher, a filósofa e a romancista francesa que agarrou a vida com coragem e cuja liberdade foi sempre um elemento fundamental.
Participarão nestes debates a psicanalista Maria Belo, o professor Nuno Nabais, as professoras Luísa Ribeiro Ferreira, Manuela Tavares, Maria João Cabrita e Teresa Almeida, bem como a escritora Isabel Barreno.
Vanguardista ou radical, adorada ou contestada, intransigente ou manipuladora, ícone do feminismo ou espelho de Jean Paul Sartre, personagem mítica ou impulsionadora de uma verdadeira mudança antropológica, quem foi afinal Simone de Beauvoir - a mulher que nunca quis exercer a maternidade, mas que, 'numa mescla entre paradoxo e triunfo', continua a ser a ‘mãe espiritual’ de gerações inteiras de mulheres e homens? Estas e muitas outras questões vão ser debatidas aqui na Fábrica Braço de Prata.

in Fábrica Braço de Prata
Programação ? ! ...

Sem comentários: