segunda-feira, 3 de março de 2008

'Riscos & Rabiscos' apresenta:




"OS LUGARES DE MARIA"




Maria tem seis anos. Desenhar e pintar é o que Maria mais gosta de fazer. Mas as folhas de papel são demasiado pequenas para ela: cores, formas, linhas e pontos saem do papel e prolongam-se por mesas, livros, candeeiros, vestidos, enfim, pelo que estiver mais próximo.
Um dia Maria descobriu que podia viajar com a ajuda de pincéis e tubos de tinta. Os ‘lugares’ por onde Maria viaja começam a ser longínquos e numerosos (mais de oitenta e seis!) e, para nãos os perder, Maria começa a guardá-los em caixas; assim pode lá voltar sempre que quiser. As viagens nunca podiam durar muito tempo, porque cada um dos lugares ficava triste e cheio de saudades quando as visitas terminavam…

Margarida Botelho cria “Os Lugares de Maria” utilizando a técnica da colagem de objectos conjuntamente com a colagem de imagens; as páginas do livro sugerem assim espaços tridimensionais onde a narrativa flúi.


Uma Exposição de Ilustração a não perder!



Na Sala Infantil da Biblioteca Municipal de Carnaxide até dia 27 de Março.

1 comentário:

Pedro Rodrigues disse...

Foi uma alegre surpresa quando vi e li este post.

Cá em casa, tendo a desculpa de 3 sobrinhos + 7 afilhados com idades aproximadas da "Maria", no ano passado fomos à feira do livro e compramos 3livros da Margarida Botelho, 1 "Os Lugares de Maria" (queríamos ter comprado mais mas só já havia mesmo 1, pelos vistos com um destino bem feliz já traçado - o das noites de contos cá de casa) e 2 "A Casa da Árvore" (que conta a história de dois irmãos gémeos,Miguel e Gabriel, companheiros inseparáveis mas muito diferentes. O Gabriel sempre a sonhar em ser um pássaro e o Miguel com medo das alturas.)

Escrevo "tendo a desculpa" pois na realidade, com excepção de 1 dos "A Casa da Árvore" - que tinhamos em repetido- não me consegui separar dos outros dois, ou seja, presenteá-los às crianças.
São verdadeiras obras visuais.

Ficamos à espera de mais histórias para ver e contar da Margarida Botelho e também de mais divulgação, nomeadamente, nas livrarias, deste tipo de livros de ediçaõ de autores.

http://mileumpecados.blogs.sapo.pt