sábado, 8 de março de 2008

Quando um autor “se despe” na praça pública

No mês em que se comemora o dia mundial da poesia, o Grupo de Leitores de Carnaxide escolheu o livro Poemas da Vida, de Marques Farinha.
Em sessão alargada com a presença do autor, mais uma vez, contámos com a inestimável intervenção do Prof. Dr. Alberto de Carvalho, que principiou por nos dizer que “o autor despiu-se (corajosamente) na praça pública”, e por ser um livro “autobiográfico” era “uma poesia carregada de inquietação”, “mas também de esperança”, retorquiu a nossa colega Elisabete Oliveira.
O Prof. realçou a crítica “carregada de bom senso” da revista Brotéria, que concedeu ao livro Poemas da Vida, entre outras palavras,

“Em corajoso testemunho e com autenticidade assumida à Luz de Deus e da Mãe Natureza, um advogado – poeta canta”,

“no mesmo hino,
de um lado a montanha,
e, de outro, o Divino”,

“Em louvável reconhecimento à aldeia e ao claustro que o ajudaram a ser o homem de acção e contemplação que neste livro se manifesta através de “poesias…de mim para mim”, mas perante o “Criador, o Universo e os homens quando são homens”

Na segunda sessão, dia 11 de Março, vamos enriquecê-la, trazendo o nosso poema favorito de Poemas da Vida, traga, também, o seu!

Sem comentários: