terça-feira, 11 de março de 2008

Grupo de Leitores - excertos do livro Paralelo 75

Na última sessão do Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras abordamos o livro de Jorge Araújo e Pedro Sousa Pereira, Paralelo 75 ou O Segredo de um Coração Traído.
Muito embora toda a história agarre facilmente o leitor, dois momentos prendem a atenção e a emoção de quem lê. Por terem sido referidos durante o encontro do Grupo e e pela forma como descrevem as emoções deixamos aqui essas duas passagens:

"Tinha trinta anos de cartas na cabeça. Escrevera milhares de palavras, amarrotara frases e mais frases, evitara vírgulas mal colocadas, adjectivos mais ousados. Umas cartas mais longas, normalmente escritas à noite quando a saudade aperta, a aguardente destila os sentimentos mais recalcados, outras, mais curtas, arrancadas a ferros à luz do dia, com palavras esculpidas a régua e esquadro, certinhas, sem qualquer chama. Mas eram cartas imaginárias, que, quando passadas para o papel, nunca eram enviadas ao destinatário."
pp. 63

“Chorou naquele dia e nos dias seguintes. Chorou nos dias dos anos seguintes sempre que se lembrava daquele dia. Mesmo assim, não queria apagar aquela imagem do pensamento. Era a dose de ódio que lhe permitia continuar a caminhar, a injecção de rancor que lhe dava energia, a lufada de ressentimento que lhe alimentava a ilusão. A ilusão de que, um dia, ela regressaria, arrependida, e ele a faria pagar pelo dia, os dias de todos os anos, em que sofreu por ela."
pp. 187

Sem comentários: