terça-feira, 11 de março de 2008

Conversas na Aldeia Global com Mónica Bettencourt Dias

Na próxima quinta-feira dia 13 de Março, pelas 21h30m, terá lugar a segunda sessão das "Conversas na Aldeia Global" que, em novo horário (2ª 5ª feira de cada mês), retomam o ciclo de debates dedicado à "Ciência & Tecnologia em Oeiras".
Mónica Bettencourt Dias é doutorada em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade de Londres e desenvolve a sua actividade como investigadora principal no Instituto Gulbenkian Ciência. Ao aderir ao convite das BMO para participar nas Conversas na Aldeia Global, propôs-se transmitir algumas das suas experiências e relatar o dia-a-dia no laboratório de um cientista.
Esta sessão de divulgação científica, moderada pelo jornalista Vasco Trigo, procurará dar a conhecer alguns dos resultados obtidos com os estudos na área da Biomedicina (multiplicação das células), nomeadamente, sobre a sua participação activa em investigações que conduziram à descoberta do funcionamento do centrossoma, órgão da célula que regula a multiplicação celular. A resposta a uma questão que tem mais de cem anos e cuja descoberta nos colocará no caminho da explicação quanto à formação do centrossoma e de novos métodos de diagnóstico no combate ao cancro, tem constituído uma das suas principais áreas de investigação.
Os estudos desenvolvidos pela jovem cientista, mereceram, pela sua reconhecida importância no meio cientifico, publicação nas mais conceituadas revistas internacionais da especialidade, como a "Nature", a "Science" e a "Current Biology", tendo também contribuído para que fosse a primeira cientista da Península Ibérica a receber o “Prémio Europeu Eppendorf” e, mais recentemente, uma das primeiras agraciadas com o “Prémio Seeds of Science/ Sementes de Ciência”.
As Conversas na Aldeia Global mantêm a temática "Ciência e Tecnologia em Oeiras" até ao final do mês de Julho, como um espaço de debate, onde o público tem voz e sempre um lugar reservado. Contamos consigo!

Mapa "Conversas na Aldeia Global"


Exibir mapa ampliado

Mais informações sobre a investigadora:

Sem comentários: