sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Grupos de Leitores em Fahrenheit 451

Em Dezembro o Grupo de Leitores da Bibliotecas Municipal de Oeiras dedicou-se à leitura do livro de Ray Bradbury, Fahrenheit 451.
Este clássico da literatura de ficção-científica aborda o tema de um sociedade distópica onde os livros e a leitura são proíbidos e onde os bombeiros estão encarregues de queimar todos os livros que encontrarem. Neste estado repressivo em que os livros são proíbidos um bombeiro, questiona a organização politico-social existente quando começa a ler alguns dos livros que deveria queimar.


Trailer do filme (1953)
Na primeira sessão falou-se sobre o filme e vimos como a história foi passada a filme. Apesar de alguns dos elementos do grupo terem achado a história absurda e irreal à medida que se falou sobre o filme. Afinal algumas das cenas do filme recordam episódios verídicos da história da humanidade. Na próxima semana ficámos de continuar a conversar sobre este livro.
No seguimento desta obra lembrei-me desta frase atribuída a Caio Graco: Livros não mudam o mundo. Quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.
Será verdade?

- Página oficial do Autor;
- Página sobre o
filme;
- Opinião do realizador (François Truffaut).

Sem comentários: