segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Em que Águas Repousa nosso Ser tão Silente

Ateando continuidade á Conversa em Café com Letras com o Poeta e muito mais - José Tolentino Mendonça
- EM PAISAGEM ESCRITA -

««Forneci a minha alma numa biblioteca, a Gulbenkian, com muita densidade na infância.
««Poetas que me marcaram muito foram Cecília Meirelles, S. João da Cruz, a Poesia Brasileira em geral, Auden, Rilke, Drummond de Andrade, Gamoneda, etc.
««Camões (é) o prazer máximo da língua!
««A Bíblia para crianças, é um elogio á beleza; Como literatura é uma biblioteca, é o livro mais belo do mundo, especialmente a Sagrada Escritura - é uma porta de chegada, como na poesia...chegam imagens, visões, pessoas.
««Gosto muito da bíblia, de cozinhar e de escrever poemas!?...
««Há relâmpagos que acontecem, como foi a blogoesfera, uma insolaridade, refresco/ reflexo de um certo olhar português. Uma biblioteca sem notas falsas…assim é a Bíblia?!...
««Por exemplo, já escrevi para Teatro, ou o teatro reflecte um fantasma, uma companhia secreta trabalhou-se o que pode estar por detrás de um poema (seu, no caso particular que refere).
««Relembra o livro que aprecia - «O Amigo Secreto» – de Conrade.
««O meu pai era pescador e o meu avô caçador de baleias
««Como homenagem ao que não vemos e queremos encontrar, assim é a poesia, e mais uma vez a Bíblia, pode ser.
««Não saber sabendo, a incompletude da vida do poeta é a sua obra completa; assim como, “o silêncio é a grande tentação dos poetas” [Alberto Pimenta] – o silêncio é sempre melhor, é sempre mais poético!!...
««Tive a sorte de viver perto do mar, das coisas, da terra, da ruralidade, da não futilidade (…). As cidades são uma mansão/mensão maravilhosa. Não apenas as ruas são muito romorosas e atordoantes como as casas cheias de ruído, mas o nosso interior e não só a vida urbana.

a continuar, ainda...

Sem comentários: