quinta-feira, 8 de novembro de 2007

“Quando o temporal escondeu o sol”

Sessão do Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Carnaxide, em alta, com a Mãe, de Pearl S. Buck. A autora transportou-nos para a China rural do início do séc. xx.
Para uma maior ligação à época, preparámos o visionamento de um pequeno excerto de um filme biográfico da autora, analisámos um conjunto de ilustrações chinesas antigas e debruçámo-nos sobre a sua biografia que nos revelou ser recheada de episódios de vida pioneiros para a época.
Imbuídos nesse clima oriental, dissecámos a imaginação e as acções da Mãe “quando o temporal (lhe) escondeu o sol”, o paralelismo desse personagem que poderia ter vivido na Europa, em África ou em qualquer parte do mundo, questionámos, também, se a origem ocidental da autora influenciou o desenrolar da história, debruçámo-nos, ainda, sobre a atitude do pai face aos filhos e à vida que levava.
Inevitável foi o cunho pessoal dado pelos elementos do Grupo de Leitores claramente provocado pelas diversas origens e vivências de cada um, que imaginaram a Mãe, em Portugal, em Angola, em Cabo Verde, pela Europa ou em qualquer parte do mundo…
Vamos aguardar pela próxima sessão, pois esta Mãe, ainda, tem muito para oferecer.

Sem comentários: