terça-feira, 6 de novembro de 2007

Impressões {Positivamente} Desconcertantes por Maria do Rosário Pedreira em Sessão do Café com Letras

Nas palavras absolutamente frontais e exasperadamente determinadas e transparentes da autora de arrebatadores poemas … Maria do Rosário Pedreira por um serão…

»» Gosto de poetas que se fazem entender!!
»» Os melhores poemas são os que não se sabe bem como é que saiem…
»» Depois há os bons – os (poemas) muito rasurados e corrigidos!?...
»» Escrevo num caderninho e por vezes directamente no computador (especialmente quando são romances ou ficção)
»» Para mim escrever Romance e Ficção é muito mais exigente; e normalmente têm fins terapêuticos; houve um Romance que serviu para resolver a morte de uma pessoa, para ajudar muitas pessoas que precisavam de se libertar dos seus fantasmas.
»» Hoje em dia os livros estão a empurrar-se uns aos outros… o tempo de vida numa livraria é muito curto! E o tempo que se perde (ou usa), o que se sofre, o que se arrisca… Um romance faz adiar a vida, é uma paixão.
»» Sou mais editora e leitora que escritora!
»» Publico os livros em tempos circunscritos.
»» O “click” para a leitura muitas vezes dá-se com livros despretenciosos, simples, que as crianças possam perceber, percebam.
»» Sim... Escrevo colecções que fizeram leitores, (adolescentes, crianças, jovens).
»» Considero, como exemplo, o livro da Susana Tamaro «Vai onde te leva o coração» mau e manipulador, nas mensagens que deixa… coisas ‘ideotizantes’ não gostaria de publicar, i.e, que tornam as pessoas mais idiotas.
»» O que gostei mais de publicar… bem, tive uma grande batalha – gostei especialmente como desafio na Gradiva do projecto “Jovens autores portugueses” em que editei (trabalhos de) José Luís Peixoto, Walter H. Mãe…
»» Está claro que uma questão que fica no ar quando se fala de promoção e cativação e alcance da leitura é – o choque, o tal ‘click’ para a leitura. O meu foi sem dúvida com «O Amante» de (M.) Duras e foi bom!...também com - «O Silêncio» de Teolinda Gersão, a poesia de Yates, Mário Henrique Leiria, Poesia de Cesariny (etc.).
»» Quando se gosta de um autor normalmente vamos à procura dos outros livros que escreveu e vai escrevendo! Sim… e tenho um plano de leitura, não é uma vivência caótica! Durante anos só lia Poesia e não Romances – primeiro (António) Lobo Antunes com a «Memória de elefante» - aliás, que (curiosamente) diziam os professores da altura, da Faculdade de Letras, que era totalmente comercial, como se diz hoje da Margarida Rebelo Pinto…Hoje em dia já não leio tanto Lobo Antunes, custa é preciso dedicar muito tempo para o ler.
»»”A lente que aprofunda e não ilumina o escuro” de Clarisse Lispector está presente na minha percepção da leitura (e da linguagem)…
»» Gosto ainda (da literatura) de Fernando Pinto do Amaral, Vasco Graça Moura, David Mourão Ferreira, Eugénio de Andrade, (da Poesia obscura de 61) Gastão Cruz; Por exemplo o Manuel (de) Freitas acho feio, não me diz nada (a sua poesia), Herberto Hélder é outro que não é da minha família (poética)… sim, conheço bem a minha família na/da poesia, ou de poetas!...

( em continuação...)

Sem comentários: