quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Man Booker Prize 2007 para irlandesa Anne Enright

O prémio foi atribuído a Anne Enright, em prejuízo das obras dos dois favoritos para esta edição do Booker Prize, o inglês Ian McEwan e o neo-zelandês Lloyd Jones.

O nome da vencedora foi dado a conhecer em directo na BBC, durante uma cerimónia que se realizou na capital britânica e que reuniu os seis escritores finalistas.

De acordo com a descrição dada pela organização do prémio na sua página electrónica, "The Gathering" é um épico familiar que se estende por três gerações e que conta "como o nosso destino está escrito no corpo, e não nas estrelas".

"Anne Enright escreveu um poderoso, desconfortável e, às vezes, livro zangado", comentou hoje Howard Davies, o presidente do júri responsável pela escolha. "Pensamos que ela é uma romacista impressionante e esperamos ouvir falar mais dela", acrescentou. "O livro é poderoso, puxa-nos e tem um final absolutamente brilhante. Tem uma das melhores últimas frases de todos os romances que eu li",concluiu.

Nascida a 11 de Outubro de 1962, em Dublim, onde continua a residir e trabalhar, Anne Enright estudou com os dois escritores Malcolm Bradbury e Angela Carter, tendo inicialmente seguido uma carreira como produtora e realizadora de televisão.

A primeira colectânea de contos, "The Portable Virgin", foi distinguida com o Rooney Prize mas foi com o romance "What Are You Like" que alcançou maior destaque, ao ser escolhida para finalista do Whitbread Novel Award e vencer o Encore Award, em 2000.

O Booker Prize distingue a melhor obra de ficção editada em 2006 por um autor do Reino Unido, da República da Irlanda e dos países da Comunidade Britânica (Commonwealth) com um montante de 50 mil libras [71,7 mil euros]. Além do prémio monetário, a distinção desencadeia anualmente uma explosão nas vendas, aumentando os ganhos do autor e respectiva editora.

"Nem me lembrei do dinheiro mas agora estou mais satisfeita por ter comprado este vestido", confessou Anne Enright à televisão pública britânica.

O júri deste ano foi presidido por Howard Davies, director da universidade London School of Economics, e composto pela poetisa Wendy Cope, o jornalista Giles Foden, a crítica literária Ruth Scurr e a actriz Imogen Stubbs.

Os outros finalistas eram Nicola Barker ("Darkmans"), Mohsin Hamid ("O Fundamentalista Relutante", editado pela Civilização), Lloyd Jones ("Mr Pip", editado pela Estampa), Ian McEwan ("Na Praia de Chesil", editado pela Gradiva) e Indra Sinha ("Animal`s People").

Actualmente intitulado The Man Booker Prize, o galardão foi criado em 1969 e já distinguiu autores como J.M. Coetzee (1993 e 1999), Kingsley Amis (1986), Iris Murdoch (1978) ou V.S. Naipaul (1971).
Fonte: RTP
Imagem: AFP

2 comentários:

Maria Clarinda disse...

Para quando este livro no nosso mercado? Agradecia a informação. Gostaria muito de o ler.

Bruno Duarte Eiras disse...

Cara leitora,
Segundo foi noticiado na imprensa o livro "The Gathering" da autoria de Anne Enright será editado em Portugal com chancela da editora Gradiva. Logo que esteja disponível no mercado poderá requisitá-lo nas Bibliotecas Municipais de Oeiras.
Cumprimentos,