quinta-feira, 5 de outubro de 2006

AUTOR DO MÊS - António Lobo Antunes

lobo-antunes2.JPG

Nota Biográfica


António Lobo Antunes nasceu a 1 de Setembro de 1942. Licenciado em medicina, especializou-se em psiquiatria por considerar que era parecido com literatura. A sua vida ficará, igualmente, marcada pela vida militar, nomeadamente, a sua experiência em Angola, para onde é recrutado entre 1971 e 1973. Parte da sua experiência clínica foi, aliás, praticada em Angola. A sua obra, particularmente na primeira fase de produção, reflecte, igualmente, o impacto que a realidade da guerra teve no seu universo pessoal, profissional e literário.
No final de 1973 ingressa no Hospital Miguel Bombarda como médico psiquiatra. Em 1979 dá início à sua carreira literária com a publicação dos livros memória de Elefante e Os cus de Judas na Vega. Em 1983 muda-se para a Dom Quixote e vê publicada a primeira obra em língua estrangeira (inglês): Os cus de Judas. A partir de 1985 dedicou-se quase exclusivamente ao ofício da escrita, muito embora mantenha o acompanhamento a alguns doentes no Hospital.
O exercício da escrita é um ritual diário que cumpre com necessidade. Sobre a escrita afirma, aliás, que escreve livros para corrigir os anteriores!
Ganhou já mais de nove prémios literários, nacionais e internacionais, e a sua obra estende-se por mais de 15 romances para além de 3 livros de crónicas.

O Autor na Wikipédia.
Informações sobre o autor no site do IPLB.
Entrevista ao DN a propósito dos 25 anos de carreira literária.
Notícia do JN da atribuição do Prémio Ibero-americano de Letras José Donoso.

Bibliografia


cus-de-judas.JPG deste-viver.JPG conversas-com.JPG 3-livro-cronicas.JPG exortacao-aos-crocodilos.JPG

ver títulos deste autor no catálogo da biblioteca

Sem comentários: