quinta-feira, 13 de setembro de 2007

World Press Photo 2007

Este ano a edição do World Press Photo dos maiores acontecimentos mundiais do ano de 2006 foi no Museu da Eletricidade em Lisboa, juntamente com a exposição dos premiados em fotojornalismo pela Visão e pelo Bes, e uma apresentação de obras plásticas no interior das máquinas do museu: Inner City. Este 'suprasumo da imagem' possibilitou como há muito não o fazia, talvez uma maior libertação e viagem também, pelos universos inomináveis e surpreendentes do desporto, dos animais, das paisagens rurais naifs e do kitch humano. Contudo, como não podia deixar de ser, os primeiros prémios permanecem para as devastadoras catástrofes humanas - terramotos, guerras, atentados terroristas, pobreza, prostituição e não só.
Nesta mostra prestigiadíssima dos momentos mais marcantes de 2006, quando a W.P.P completa a sua 50ª edição, foi uma imagem do fotógrafo canadiano Spencer Platt, da Getty Images (como se pode verificar acima), que arrecadou o maior galardão, com a imagem de um grupo de jovens libaneses conduzindo um carro num bairro de Beirute, após bombardeamento israelita, ocorrido a 15 de Agosto de 2006, o primeiro cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah, numa altura em que milhares de libaneses regressavam a casa. Uma fotografia que na expressão do presidente do júri da WPP, Michele McNally, reflecte a complexidade e a contradição da vida no meio do caos, uma fotografia que nos faz olhar para além do óbvio. Em 2006, participaram no World Press Photo 4460 fotógrafos de 124 países num total de 78.083 imagens, tendo sido atribuídos prémios em 10 categorias, a 60 fotógrafos de 23 nacionalidades.
Ainda, nesta sétima edição do Prémio Fotojornalismo Visão/Bes, com o patrocínio exclusivo do Banco Espírito Santo, Manuel de Almeida da Agência Lusa, foi o grande vencedor do certame com uma imagem dramática de um oficial das Nações Unidas paquistanês, captada a 25 de Maio de 2006. Entre as mais de 6100 fotos a concurso, e um número recorde de 215 candidaturas, foram distinguidas 39 fotografias e 16 fotógrafos pelo júri do 7º Prémio Fotojornalismo Visão/Bes, composto por MaryAnne Golon, directora de fotografia da revista 'Time', Jean-François Leroy, director do festival Visa Pour L'Image, e pelos fotojornalistas Kadir Van Lohuizen e Stanley Green da agência Vu e Moises Seman do jornal New York Newsday.

in Guia da Cidade on-line

Conhecer também...

Sem comentários: