sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Edição de Saramago junta-se a iniciativa para promoção da leitura


A Secretaria da Cultura de Bogotá fez uma edição especial do livro de José Saramago,"Palavras Guardadas para um Mundo Melhor". Mais cem mil exemplares para a iniciativa "Livros ao Vento", que desde 2005 promove a leitura na capital colombiana. A ideia é uma espécie de biblioteca pública itinerante, só que os livros estão disponíveis nos autocarros urbanos e devem ser devolvidos nas estações depois de lidos.

A obra de Saramago reúne textos como "De como a personagem foi mestre e o autor aprendiz", "Reivindicação dos Direitos Humanos", "Nosso Livro de cada dia" e "Este mundo da injustiça globalizada". Inclui ainda uma declaração do presidente da Câmara de Bogotá, Luis Eduardo Garzón, que diz concordar com "a convicção de Saramago de que os intelectuais e os governantes partilham a responsabilidade de defender os direitos essenciais do ser humano". O poeta e escritor português participou a 9 de Julho, em Bogotá, num debate público com a escritora colombiana Laura Retrepo, inserido na iniciativa "Elogio da Leitura".
Esta campanha de divulgação de livros foi um dos motivos que levaram a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) a declarar Bogotá "Capital Mundial do Livro 2007". Já foram postos à disposição dos habitantes 1,8 milhões de exemplares, entre os quais títulos de Sófocles, Cervantes, Edgar Allan Poe, Hans Christian Andersen, Oscar Wilde, Anton Tchekov, Julio Cortázar e Gabriel García Marquez.

Notícia no Público

Sem comentários: