segunda-feira, 23 de julho de 2007

Plano Tecnológico da Educação


Decorreu durante a manhã de hoje, na Sala Luís de Freitas Branco, do Centro Cultural de Belém, a apresentação do "Plano Tecnológico da Educação". Tendo como destinatários os alunos, os docentes e pessoal não docente das Escolas Básicas com 2º e 3º ciclos e Escolas com nível de ensino Secundário, o presente Plano envolve como principais inovações os seguintes projectos:

Eixo de actuação - Tecnologia
Kit Tecnológico Escola - Quadros interactivos, computadores com ligação à Internet, impressoras e videoprojectores: reforçar o parque de equipamentos em sala de aula.
Internet em Banda Larga de Alta Velocidade - Aumentar a velocidade de acesso das escolas à Internet de banda larga para, pelo menos, 48 Mbps até 2010.
Internet nas Salas de Aula (Redes da Área Local) - Garantir o acesso à Internet em todas as salas de aula e em todos os espaços escolares.
Cartão Electrónico do aluno - Generalizar o uso de cartão electrónico de aluno com funcionalidades de controlo de acessos, registo de assiduidade e porta-moedas electrónico.
Videovigilância - Dotar todas as escolas de sistemas de alarme e de videovigilância.

Eixo de Actuação - Conteúdos
Mais Escola.pt - Criar Portal da Escola com funcionalidades de partilha de conteúdos, ensino à distância e comunicação (plataforma de e-learning).
Escola Simplex - Criar plataforma electrónica de apoio à gestão escolar.

Eixo de Actuação – Formação
Formação e Certificação de Competências TIC – Formação Pro - Criar programa de certificação modular e progressiva de competências TIC; Programa de Formação em TIC de docentes e não docentes com vista à certificação de competências.
Avaliação Electrónica - Utilizar meios informáticos na avaliação escolar (testes de diagnósticos, exercícios, avaliação sumativa).

Segundo a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, «Este plano vai criar melhores condições de ensino e de aprendizagem. Esse, aliás, é o objectivo e o que tem de mais inovador é o facto de encarar a escola nas suas várias dimensões. Quase que podemos dizer que vai da portaria à sala de aula e aquilo que procura é modernizar as condições de ensino».

No total este projecto vai contar com um orçamento de 400 milhões de euros, incluindo fundos comunitários e públicos.

Fonte - Escola: Plano Tecnológico da Educação (2007)

Mais informações em Tek.Sapo, Fábrica de Conteúdos, Diário Digital e Público

Sem comentários: