sábado, 7 de julho de 2007

Maria Gabriela Llansol recebe Prémio de Romance e Novela

A escritora Maria Gabriela Llansol recebe hoje os 15.000 euros do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação, que lhe foi atribuído pelo romance «Amigo e Amiga», em cerimónia marcada para as 12:00 no auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian.

Já anteriormente, em 1990, Maria Gabriela Llansol tinha sido distinguida com o prémio, pela obra «Um beijo dado mais tarde».

O romance premiado - «Amigo e Amiga - Curso de Silêncio de 2004», de seu título completo - foi escolhido por maioria por um júri constituído por José Correia Tavares (presidente), Ana Mafalda Leite, Cristina Robalo Cordeiro, Fernando Pinto do Amaral, Luís Mourão e Silvina Rodrigues Lopes.

Maria Gabriela Llansol, de ascendência espanhola, nasceu em Lisboa em 1931 e é considerada uma das mais inovadoras escritoras da ficção portuguesa contemporânea.

É autora de obras como «Os pregos na erva», a colectânea de contos que em 1957 assinalou a sua estreia como escritora, «A restante vida», «Um beijo dado mais tarde», «Lisboaleipzig», «Contos do mal errante» e «O começo de um livro é precioso».

Sem comentários: