segunda-feira, 21 de maio de 2007

Leituras em volta do Chocolate

Com a leitura deste livro o Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras deu as boas vindas a mais duas participantes nas já habituais conversas em torno dos livros.

Logo de início a conversa andou pelos caminhos da realidade e da ficção: se a acção descrita no livro era possível ou não; se as personagens faziam algum sentido ou tinha algo de artificial e irreal... Muitas questões foram levantadas ao longo da conversa.
No final, apesar de existirem diferentes opiniões optou-se por esquecer estas questões chamando a atenção para o enredo como uma bonita história cheia de sentimentos e sensações.

Uma vez que o Grupo de Leitores de Oeiras seleccionou livros sobre os quais também tenha sido feito um filme, o debate divide-se entre as "duas histórias". Neste caso específico a diferença entre uma das personagens principais (no livro temos um padre e no filme um presidente de câmara) não foi do agrado da maioria, contudo logo se percebeu que questões comerciais seriam a causa desta mudança.

De uma forma geral o grupo gostou da história repleta de cheiros e sabores com uma mensagem sobre amor, amizade e felicidade. De assinalar que este livro permitiu que o grupo, que se reúne mensalmente desde Janeiro deste ano, desse mais um passo em direcção à criação de laços e de partilha de experiências de vida em torno dos livros e da leitura.

Como também já é hábito as duas sessões foram acompanhadas por um beberete, sendo que no deste mês o chocolate não podia faltar... e não faltou!
Para quem gosta dos livros de Joanne Harris fica a informação de que foi já lançado em Inglaterra o seu novo livro. Segundo o site oficial da autora trata-se de uma sequela do "Chocolate" e a acção decorre em Paris 6 anos depois da história inicial. Será que Vianne seguiu o vento e deixou Lansquenet-sous-Tannes? Teremos de esperar pela edição portuguesa!

- Página oficial de Joanne Harris;
- Página sobre o livro "Chocolate";
- Página sobre o filme "Chocolate";
- Página com curiosidades sobre Joanne Harris.

Sem comentários: