quinta-feira, 24 de maio de 2007

II Encontro Oeiras a Ler - Programa

Na 2ª edição, o Encontro Oeiras a Ler procura afirmar-se como um espaço de reflexão circunstanciada e de debate aprofundado sobre temas que entrecruzam as bibliotecas públicas e a promoção da leitura.

Neste sentido, optámos este ano pela modalidade de convite aos profissionais e às instituições que têm intervenção directa nestas duas áreas. O tema - A Promoção da Leitura nas Bibliotecas Públicas Europeias-, comprometeu-nos, desde logo, com o objectivo de trazer a Portugal representantes de alguns dos países europeus com maior tradição na área das bibliotecas e da leitura pública.

O programa que aqui divulgamos supera as nossas expectativas. Nele se reunem um conjunto de personalidades com larga experiência de trabalho de reconhecida qualidade na área, bem como um conjunto de moderadores de reconhecido mérito ligados ao jornalismo cultural.

Programa
II Encontro Oeiras a Ler - A promoção da leitura nas bibliotecas públicas europeias
Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras - 24 e 25 de Maio de 2007




24 de Maio (quinta-feira)
09.30 10.00 Recepção e entrega de documentação
10.00 11.00 Sessão de Abertura

11.00 11.30 Intervalo Café

11.30 13.00 Programa Oeiras a Ler: caracterização, balanço e perspectivas
Conferencista: Filipe Leal (Oeiras)
Moderador: José Carlos Vasconcelos

13.00 14.00 Intervalo Almoço

14.00 15.30 La lettura è altrove. Strategie ed esperienze di promozione in una bibliotecha que cambia
Conferencista: Luca Ferrieri (Itália)
Moderador: Carlos Pinto Coelho

15.30 16.00 Intervalo Café

16.00 17.30 Painéis: Projectos de Promoção da Leitura das BMO Exposição sumária dos projectos do Programa Municipal de Promoção da Leitura pelos técnicos responsáveis (Foyer do Auditório).




25 de Maio (sexta-feira)

09.30 11.00 Promoción de la lectura en las bibliotecas españolas
Conferencista: Lúcia Cedeira (Espanha)
Moderador: Carlos Vaz Marques

11.00 11.30 Intervalo Café

11.30 13.00 Reading promotion in UK public libraries
Conferencista: Briony Train (Inglaterra)
Moderadora: Mafalda Lopes da Costa

13.00 14.00 Intervalo Almoço

14.00 15.30 La promotion de la lecture et des bibliothèques en France: conquêtes et questions
Conferencista: Martine Poulain (França)
Moderador: Francisco Belard

15.30 16.00 Intervalo Café

16.00 17.00 Debate final
17.00 17.30 Conclusões e recomendações
Relator: José Afonso Furtado

Programa sujeito a alterações.

5 comentários:

Anónimo disse...

Caros senhores

gostaria de saber como me poderei inscrever.

Nuno Ferreira

Ana Isabel Santos disse...

Exmo. Senhor
Nuno Ferreira

O II Encontro Oeiras a Ler destina-se a profissionais da área da leitura e das bibliotecas, pelo que foram dirigidos convites aos responsáveis pelas bibliotecas públicas e a instituições com responsabilidades na área da leitura e das bibliotecas. De qualquer modo, e caso esteja ligado à area, pode deixar-nos o seu contacto. Caso haja alguma hipótese de vaga, entraremos em contacto consigo.

Os melhores cumprimentos,

Ana Isabel Santos

Anónimo disse...

Olá,

Também gostaria de participar. O acesso é apenas por convite? Muitos colegas, que não são "responsáveis" por bibliotecas mas são activos, interessados e interessantes, não terão acesso. É pena, considerando a, praticamente, inexistência de iniciativas INTERESSANTES na área. E...correm o risco do debate ser sempre entre as mesmas pessoas...as mesmas ideias...os mesmos conceitos.
PARABÉNS pela dinâmica da vossa biblioteca.
Teresa

Barone disse...

Parabéns por mais esta feliz realização do CMO. Também está de parabéns a Biblioteca Operária Oeirense, que no passado dia 11 deste mês organizou uma belissima sessão de poesia. E, porque não promover a leitura da poesia de forma diferente mas muito aliciante como o faz o grupo Ars Integrata? Tive a ocasião de os ver (2 dos seus elementos estiveram na sessão acima referida)e fiquei fascinado... fiquei também a saber que têm 2 blogues muito interessantes http://arsintegrata.blogspot.com/ e o http://sete-mares.blogspot.com/ - Não sei se já os conhecem, mas aqui vos deixo a indicação porque vale a pena ver. De qualquer modo, desejo o maior êxito ao 2.º Encontro Oeiras a Ler, ao qual infelizmente não poderei comparecer por limitações profissionais

Anabela disse...

Parabéns por esta iniciativa! È importante dedicar alguns momentos à reflexão e partilha de saberes e, desse modo, interrogar-nos sobre as nossas competências e acções. Melhorar todos os dias não custa assim tanto....
Bom trabalho para o futuro em prol das bibliotecas e dos leitores!