quarta-feira, 18 de abril de 2007

Obrigado, Teolinda!

Após um mês de Março marcado por Gabo, Neruda irrompeu pelo Grupo de Leitores de Carnaxide com todo o ímpeto d'Os versos do capitão. Pereira dixit: "se eu fosse mulher e me escrevessem uns versos destes..." ;-) E com toda a razão o diz. A poesia de Pablo é pujante, emocional, emocionada, arrebatadora, não há cá espaços para respirar! Desejo, amor, fúria, ciúme, revolta, tudo é sentimento em Neruda. E, se durante a leitura, colocarmos como pano de fundo da alma a ilha de Capri e as belas imagens de "O carteiro de Pablo Neruda", pois concerteza que vamos de férias mais cedo, pelo menos em sonhos! Excelente, para abertura de Primavera e afinação pelo diapasão das BMO's: ao fim e ao cabo, estamos em plena Bibliofesta dedicada à poesia!

Na última sessão, esta pretérita terça-feira, a Biblioteca de Carnaxide encheu-se de alma, para além de todas as outras almas que já lá existem, sob a forma escrita: ter como visita Teolinda Gersão foi, é e será sempre uma honra! A Sílvia, filha da autora, faz parte do Grupo e teve a gentileza de nos brindar com a presença da mãe. Teolinda é, há que dizê-lo, uma mulher fora-de-série: pela disponibilidade, pela simpatia, pela simplicidade com que nos contou os seus contos e os contos atrás dos contos, pois cada historia tem sempre uma historia que a faz nascer. Provou-se que existe, no Grupo de Leitores, uma legião de seguidores das suas obras e com visões e perspectivas diversas, algumas das quais nunca tinham passado pela cabeça da autora (sendo que uma em especial quase dava outro conto, e que belo conto seria). Obrigado Teolinda, e volta sempre!

Quanto a nós, respiramos fundo e atacamos as páginas da "Montanha mágica" de Thomas Mann. Encontramo-nos no próximo mês!

Sem comentários: