sábado, 24 de março de 2007

Infoliteracia nas BMO (1º Trimestre) - I

No âmbito do Programa Copérnico, as Bibliotecas Municipais de Oeiras desenvolvem o projecto Infoliteracia, o qual compreende um total de 6 formações distribuídas por três níveis de estruturação de conhecimentos:
  • Inicial: equivalente às competências de acesso à informação, através das sessões de Pesquisa no Catálogo das BMO; Pesquisa Básica na Web e Pesquisa no Google: 5 regras básicas;
  • Intermédio: avaliação de informação, compreende a sessão de Pesquisa Avançada na Web e
  • Avançado: uso da informação, o qual envolveu as formações/oficinas de criação de blogs, Blog@Tardinha.

Tal como sucedeu durante o ano de 2006, ao longo do 1º trimestre do corrente ano a afluência de público tem sido bastante positiva, a comprovar pela procura permanente de inscrições e pelas opiniões, comentários e níveis de satisfação muito favoráveis.

As sessões decorrem nos Espaços Multimédia das Bibliotecas em Oeiras, Algés e Carnaxide, tendo como formadores os técnicos afectos à equipa das Bibliotecas Municipais.

Durante este período, contou-se com 243 participantes nas 25 sessões de formação de acesso grátis e que incluíram a preparação de manuais e apresentações powerpoint disponibilizadas nos Espaços Multimédia aos vários grupos de formandos. No final de cada sessão foram entregues justificativos de presença e participação.

Nos próximos meses vamos iniciar um processo de reestruturação do projecto, de modo a que, além da diversificação da oferta de formações, possa ser criado um formato de sessões modulares com abrangência sobre os diversos domínios inerentes ao conceito de literacia de informação, ou seja: competências de pesquisa, selecção, organização, uso e comunicação da informação.

Sem comentários: