terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

"Infoliteracia" para quê?

Embora muito longe de podermos vir a presenciar o cenário representado nesta imagem (e felizmente!), verifica-se actualmente uma tendência para que os suportes mais inovadores (como os Cd-Roms, os Dvd’s, E-books, ou a Internet) concentrem grande parte da informação útil e necessária ao exercício da plena cidadania.
Neste contexto, as bibliotecas públicas devem acompanhar as necessidades de aquisição de novos conhecimentos neste domínio e adoptar funções formativas que permitam convergir em processos de aprendizagem ao longo da vida.
Ao desenvolver actividades e serviços de promoção de competências tanto para localizar a informação nos seus diversos suportes (impresso ou não-impresso) como para beneficiar das ferramentas adequadas ao seu uso e disseminação, pode ser dado um forte contributo e apoio ao acompanhamento dos avanços tecnológicos e sócio-culturais. As múltiplas ferramentas proporcionadas pelas TIC ou a Internet, desde as mais básicas, como os directórios e motores de pesquisa, aos diversificados serviços e produtos do Google ou outras aplicações da Web 2.0, requerem uma actualização contínua de conhecimentos .
Assim, perante a velocidade a que a Web sustenta e difunde a informação e a comunicação diária, as bibliotecas públicas e respectivos profissionais de informação procuram assumir um papel relevante nesta área.
Face à questão: o projecto InfoLiteracia para quê?
Interessa referir que as Bibliotecas Municipais de Oeiras (BMO) pretendem adequar-se aos novos tempos quanto a serviços inovadores, promovendo acções de mediação de pesquisas de informação e apoio a novas aprendizagens através da formação em estratégias de acesso, pesquisa e organização de informação. Como resultado, pretende-se que os utilizadores e leitores das BMO possam aprender, desaprender e voltar a aprender com base num grupo de competências associadas ao conceito de literacia de informação (independentemente das suas múltiplas abordagens) e tendo em conta as diversas ferramentas do mundo da Web 2.0.
Emergem novos cenários de pesquisa de informação, de divulgação de conteúdos e reunião de conhecimento.

Web 2.0 em 5 minutos - via: Digeracy

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