segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Encerramento da Estafeta de Contos “Palavras Andarilhas”

A estafeta de contos iniciada em Beja a 21 de Setembro de 2006, aquando do VIII Encontro dos Aprendizes do Contar – “Palavras Andarilhas” e que este ano percorreu 67 bibliotecas, teve a sua festa de encerramento na Biblioteca Municipal de Oeiras no passado dia 1 de Fevereiro. O programa de actividades contemplou todo o dia.

Período da Manhã
11H00 Estafeta de Contos para alunos das Escolas de Oeiras, com a participação do Contador visitante da Biblioteca Municipal de Mora e dos Contadores anfitriões da Biblioteca Municipal de Oeiras, a audiência era composta por 150 crianças de 2 escolas do Concelho.

Período da Tarde

17H30 Exibição do Documentário “Era uma Vez…” de Helena Gravato e Conceição Garcia (RTP2), seguido de um debate onde se reflectiu sobre o fenómeno da crescente importância dos contos e do ressurgimento do gosto e necessidade de contar. Este debate facilitou a troca de saberes e sensibilidades, criando um espaço de reflexão sobre a promoção da leitura e da narração por parte de quem trabalha com as palavras. O painel foi constituído por Cristina Taquelim, Filipe Leal, Teresa Meireles e as produtoras do documentário.

Período da Noite
21H30 Serão de Contos “Palavras Andarilhas”
À semelhança dos anos anteriores , alguns técnicos das instituições participantes na Estafeta, disponibilizaram-se voluntariamente para participar no serão, contribuindo para a realização de mais uma noite com espírito de tertúlia contística.

Estiveram presentes:
- Cristina Taquelim;
- os contadores de estórias “Contabandistas”, “Contarte” e “Metro e Meio de Contos”.

Sem comentários: