segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

Oeiras Internet Challenge

Finalistas 2006

O evento Oeiras Internet Challenge pretende promover anualmente um conjunto de iniciativas em redor do acesso e Pesquisa de Informação na Web.
O CDTI Móvel (espaço interactivo de divulgação das TIC – Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação), as oficinas de demonstração de aplicações tecnológicas (Workshop Tumba! Pesquisa na web portuguesa e Ciberviagens), os debates (Cacetes de Conversa: Geração Hi 5 e debates Second Life e The Search) e o Torneio dinamizaram a sua 1ª edição que teve lugar de 22 a 25 de Novembro, na Biblioteca Municipal de Oeiras.

Entre os participantes nas palestras, espaços de debate dedicados a temas actuais no domínio das tecnologias de informação, destaca-se as presenças do sociólogo Gustavo Cardoso (ISCTE), do investigador Mário da Silva, projecto Tumba! (UL-F C), do economista António Bob Santos (Plano Tecnológico), do jornalista Vasco Trigo (RTP), de Mariano Barreto (AMRAD), entre outros.

O Torneio Oeiras Internet Challenge consistiu num conjunto de provas organizadas por eliminatórias, as quais envolvem a resposta a grupos de questionários que, além de promover a utilização da web, procuram testar as competências de pesquisa de informação dos vários concorrentes. A aprendizagem com recurso à Internet, articulando investigação e componente lúdica, foi o desafio a que se propôs a organização deste evento. No jogo participaram 32 equipas de dois elementos, ou seja, um total de 64 jovens estudantes, residentes ou trabalhadores no município de Oeiras. Distinguiram-se na semi-final e final as equipas classificadas, respectivamente, nos seguintes lugares:
  • 1º - Contra Ataque (Ricardo Pereira e Fernando Benevides),
  • 2º - Spin 64 (Luis Aguiar e Pedro Costa),
  • 3º - The Typers (Vera Patrício e Ricardo Ferreira).

Às equipas premiadas foram oferecidos computadores da Hewlett Packard (portáteis e de secretária), telemóveis Optimus, cursos InforJovem, manuais de informática da FDTI e vales oferta Bulhosa books & living e Pizza na Brasa.

De assinalar que a Câmara Municipal de Oeiras através das suas Bibliotecas Municipais, tem desenvolvido, neste âmbito, um programa de formação dedicado ao desenvolvimento de competências de informação, procurando assim dar a conhecer uma vasta diversidade de ferramentas, recursos e serviços e promovendo metodologias para pesquisar, seleccionar e organizar a informação na web - o projecto Infoliteracia.

Espaços Multimédia – Bibliotecas Municipais de Oeiras

Sem comentários: