segunda-feira, 13 de novembro de 2006

LOJA DE IDEIAS???

A título de curiosidade, e porque o saber não ocupa lugar, aqui vai a IdeaStore, novo conceito de biblioteca e centro comunitário que vem sendo implementado no Reino Unido.
Apresentam-se da seguinte forma:


"As Idea Stores conjugam o melhor das tradicionais bibliotecas e serviços de informação com oportunidades de formação de elevada qualidade num ambiente confortável e acolhedor.

  • Biblioteca - uma vasta colecção, incluindo sucessos de vendas em livros, CD´s e DVD´s;
  • Apendizagem - cursos diários, semanais e em horário pós-laboral que abrangem vários interesses;
  • Informação - acesso a inúmeras fontes de informação, incluindo recursos online e o acervo de estudos locais e arquivo.


O nosso objectivo é o de agregar a comunidade e o de incrementar as competências e conhecimento dos indivíduos, seja a aprender a ler, a desenvolverem os seus hobbies, aumentarem os seus conhecimentos ou encontrarem trabalho.
Uma "Idea Store" é o local ideal para pesquisar e fazer empréstimo de livros, ler uma revista ou jornal, adquirir novas competências, navegar na net e tomar um café com os amigos, num ambiente estimulante e divertido."


Caso sigam o link, deparar-se-ão com uma estrutura física de fazer inveja a qualquer bibliotecário (ou leitor), mas reparem: à excepção da infraestrutura inglesa (se bem que, a este nível, as BMO's poder-se-ão, a nível nacional, contar como um bom exemplo) quase todos os restantes serviços estão já implementados em Oeiras (se bem que a uma menor escala):

  • Empréstimo já temos, de livros, CD's e DVD's, com um grau de actualização razoável;
  • Podem-se consultar os mais variados jornais e revistas (com temática e periodicidade diversa);
  • Recursos em linha, não estando organizados em catálogo, são disponibilizados com a ajuda da nossa "pesquisa assistida";
  • Formação, não sendo tão abrangente, existe também nas BMO's, no domínio das TIC;
  • Procura-se agregar a comunidade com os mais variados eventos e para os mais variados públicos.

Pelo que se vê Oeiras, também neste campo, marca o ritmo...

p.s. - faça-se justiça ao Bibliotecário Anarquista, onde tomei, pela primeira vez, conhecimento sobre o assunto.

Sem comentários: